Produção #leiteira é afetada em Ituiutaba por Tripanossomo Bovino

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Sindicatos afirmam que cerca de 200 animais já morreram na região. IMA destaca importância de produtores comunicarem casos.

Cerca de 200 animais da pecuária em Ituiutaba foram vítima do Tripanossomo Bovino no último mês, segundo sindicatos rurais na região. A doença traz reflexos na produção leiteira e preocupa os produtores rurais. Entre os vetores para disseminação da doença estão moscas, carrapatos e agulhas reaproveitadas na vacinação dos gados.

Na fazenda de Lúcio Cury a doença surgiu há três semanas. A suspeita é de que os animais infectados vieram de um lote comprado em outra cidade. Quase 10% do rebanho morreu e a produção diária caiu em 300 litros. “É um problema sério que vemos hoje, porque nossa região já está com foco da doença. Nossa produção de leite cai na faixa de 30% a 40%”, disse.

A única vacina eficaz é desenvolvida na Venezuela. O presidente do Sindicato Rural de Ituiutaba, Lindolfo Marques dos Santos, destaca que é importante que os produtores comuniquem os casos para que o Ministério da Agricultura e Pecuária liberem o medicamento. “Não temos como comprá-la no nosso país em função de não termos autorização para importação”, explicou.

De acordo com a médica e diretora regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Fôtula Maria, a situação na cidade é complicada em função dos produtores temerem algum tipo de restrição sanitária e não informarem sobre os casos de Tripanossomo Bovino.

“É importante observar que essa doença não interdita a propriedade e é importante que tenhamos dados para sabermos o que realmente está acontecendo na nossa região”, afirmou.

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2014/09/producao-leiteira-e-afetada-em-ituiutaba-por-tripanossomo-bovino.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas