Produção de leite quase duplica em São Gonçalo

Produtores rurais comemoram resultados obtidos na pecuária durante a 5ª edição do Dia de Campo realizado na Fazenda do Cedro
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produtores faturam meio milhão a mais por ano

 

Pequenos e médios produtores de leite de São Gonçalo do Rio Abaixo vivem momento histórico em suas atividades. Mudança de postura proporcionada por consultoria técnica ofertada gratuitamente pela Prefeitura elevou a produção de leite, ampliando consideravelmente o faturamento anual no setor pecuário. Os dados surpreendem os próprios produtores e foram apresentados na 5ª edição do Dia de Campo, na sexta-feira, 3 de julho, na Fazenda do Cedro do senhor Ernani Lage.

O evento reuniu cerca de 70 produtores rurais de diversas localidades são-gonçalenses, além de produtores da região e convidados. Como nas edições anteriores, o Dia de Campo é realizado com encontros itinerantes promovendo orientações técnicas e troca de experiências entre os participantes. Técnicas para ampliação de áreas de pastagens, controle de reprodução do gado, rotina correta de ordenha, informações para melhorar a qualidade do leite foram os principais assuntos abordados.

As palestras ocorrem em locais estratégicos que permitem aos produtores conhecerem as orientações na prática. Engenheiros e técnicos agrônomos ressaltaram a importância sobre investimentos em áreas de pastagens no caso dos produtores que se dedicam à produção leiteira. O cultivo da cana de açúcar, por exemplo, pode ser uma alternativa rentável já que a produção pode fomentar a pecuária e também ser vendida aos fabricantes de cachaça.

Números

Balanço apresentado pela Via Verde – empresa contratada pela Prefeitura para ofertar consultoria técnica aos pequenos produtores rurais, através do Programa Campo Fértil – aponta que a produção de leite em São Gonçalo teve um salto de 80%, entre setembro de 2013 a março de 2015. Isso porque em média cada vaca leiteira que produzia 5 litros por dia passou a gerar 9 litros diários.

Consequentemente, os pecuaristas que participam do Campo Fértil, juntos, ampliaram o faturamento em R$500 mil em apenas um ano. O valor representa incentivo aos produtores e é reflexo direto da consultoria especializada ofertada gratuitamente pela Prefeitura. Além de orientação técnica, os produtores recebem insumos como adubos e calcário, maquinário para aração de terras e muito mais.

O prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho sempre prestigia o Dia de Campo promovido pela Prefeitura. Ele destaca a importância de consultorias que beneficiem os pequenos produtores seja na produção de leite, no gado de corte, no cultivo da banana, etc. “Anos atrás a terra valia pouco e o que se produzia nela valia muito. Hoje a terra vale muito, mas o que se produz não vale quase nada. Por isso é importante investir em técnicas que aumentem a produtividade”, destaca o Chefe do Executivo.

Opiniões

O anfitrião do Dia de Campo no Cedro, Ernani Lage, ao dar as boas vindas aos participantes, destacou a importância do apoio do poder público aos produtores de leite em São Gonçalo. “Muitos carregam a bandeira do leite, cadeia importante para o desenvolvimento da pecuária e graças ao incentivo da Prefeitura recebemos orientações com soluções específicas para cada propriedade”, elogia.

O produtor rural José Mota Moreira Duarte, proprietário da Fazenda do Pires, em Vargem Alegre, é integrante do programa Campo Fértil desde o seu lançamento. Ele participou do Dia de Campo pela primeira vez e conta que se não fosse a consultoria recebida certamente teria desistido da atividade. “Saí da produção de 250 litros para 480 litros de leite. Se não fosse a assistência da Prefeitura com certeza já teria mudado de atividade. Antes eu não fazia piquetes (divisões no terreno para pastejo ratacionado), não corrigia o solo. Graças ao aumento da produção consegui contratar três funcionários”, comenta.

http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/08-07-2015/producao-de-leite-quase-duplica-em-sao-goncalo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas