Preços globais de #lácteos caem com maior oferta de países produtores

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preços globais de produtos lácteos recuaram cerca de 20% nos últimos três meses até o dia 15 de junho, de acordo com relatório do Rabobank.

A oferta nos sete principais países exportadores mundiais avançou 5,5% nos primeiros quatro meses do ano
Preços globais de produtos lácteos recuaram cerca de 20% nos últimos três meses até o dia 15 de junho, de acordo com relatório do Rabobank. A queda foi motivada pelo aumento da produção em países exportadores e pelos estoques elevados na China, que flexibilizou as regras de importação. O recuo já era esperado por analistas e ocorre após 12 meses de alta das cotações.

A oferta nos sete principais países exportadores mundiais avançou 5,5% nos primeiros quatro meses do ano, o equivalente a 5,4 bilhões de litros. Os Estados Unidos respondem por metade desse crescimento, com o clima e novos investimentos favorecendo a indústria local. Brasil e Nova Zelândia, importantes produtores, também registraram alta considerável.

«O retorno das importações chinesas foi particularmente significativo», ressaltou Tim Hunt, analista do Rabobank. Segundo Hunt, a indústria do gigante acumulou estoques volumosos, após um período intenso de compras, pressionando os negócios locais e gerando reflexos no exterior. «Os preços atuais no mercado internacional caíram para abaixo do que consideramos um patamar sustentável no médio prazo», explicou Hunt.

Para o segundo semestre de 2014, o banco prevê uma diminuição considerável na produção de leite, já que as cotações reduzidas devem ser repassadas aos produtores. O consumo nos países exportadores, por sua vez, deve crescer lentamente, motivado por rendimentos maiores, crescimento do emprego e queda de preços no varejo. De acordo com Hunt, isso deve provocar uma leve melhora nos preços de lácteos até o fim deste ano ou início de 2015.

O relatório ainda informa que há um risco cada vez maior em relação ao fenômeno El Niño este ano, que deve provocar alterações climáticas no mundo todo, como um clima mais seco na Austrália e chuvas volumosas na Argentina, reduzindo a produção de leite desses países.

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Leite/noticia/2014/06/precos-globais-de-lacteos-caem-com-maior-oferta-de-paises-produtores.html

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas