#Portalacteo: Na ísia, empresas retiram lotes de leite em pó por risco de botulismo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produtos da neozelandesa Fonterra eram comercializados em pelo menos cinco paí­ses asiáticos. Subsidiária brasileira diz que não importou os lotes possivelmente contaminados.Após a maior exportadora mundial de lácteos, a neozelandesa Fonterra, revelar que lotes de soro usados na produção de leite para bebíªs e atletas continham em maio de 2012 Clostridium Botulinum, bactéria ligada ao botulismo, diversas empresas decidiram retirar dos mercados asiáticos produtos fornecidos pela companhia.

Empresas como a francesa Danone e as chinesas Wahaha Health Food Co., Hangzhou Wahaha Import & Export Co., Xangai Tangjiu Co. e Dumex Baby Food Co. já anunciaram a retirada de produtos, que estavam sendo comercializados na China, Hong Kong, Malásia, Tailí¢ndia e Nova Zelí¢ndia.

Outros paí­ses, como a Rússia, já mandaram recolher, por precaução, todos os produtos produzidos pela Fonterra. De acordo com a Danone, nenhum consumidor apresentou, até o momento, queixas de intoxicação. A Coca Cola China, que também importa produtos da Fonterra, não se pronunciou quanto í  possibilidade de retirar seus produtos das prateleiras asiáticas.

A Fonterra afirmou que vendeu para oito clientes – cujos nomes não foram revelados – concentrado de proteí­na do soro de leite suspeito de estar contaminado devido a um encanamento sujo em uma de suas fábricas. Nesta segunda-feira (5), a empresa foi a público pedir desculpas pela venda de produtos contaminados.»Pedimos profundas desculpas í s pessoas afetadas», afirmou o diretor executivo do grupo, Theo Spierings. A subsidiária brasileira da Fonterra afirmou que a empresa não importou essa proteí­na concentrada de soro de leite que apresentou sinais de contaminação.

O primeiro primeiro-ministro da Nova Zelí¢ndia, John Key, afirmou que não entende a razão pela qual a empresa só se pronunciou oficialmente agora sobre suspeitas referentes ao ano passado.

Este é o segundo caso de contaminação alimentar da Fonterra neste ano. Em janeiro, foram encontrados em alguns de seus produtos restos de dicianodiamida, um inibidor de nitratos utilizado em adubos.

NT

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas