Para baratear custos, cooperativas são formadas em Petrolina, PE

Cooperativa do Pontal possui 40 pessoas e foi criada há três anos. É necessário o envolvimento de todos para a criação de cooperativa.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Com o objetivo de baratear os custos, pessoas se unem e formam cooperativas. A partir disso, conseguem alcançar metas, sejam elas socais, culturais ou econômicas. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, existem cooperativas em vários segmentos.

Há dez anos, Clefson Senna e Camilo de Souza se tornaram amigos. Desde então trocaram informações e experiências sobre o trabalho com os diferentes tipos de colmeias de abelhas. Agora compartilham o conhecimento com outros criadores. Eles estão participando da fundação de uma cooperativa de produção de mel.

As máquinas, equipamentos, e as embalagens para a comercialização dos produtos já foram compradas.“Quanto mais gente, melhor para agregar, para somar, para adquirir as coisas perante os órgãos públicos. Por isso, essa minha união com eles na cooperativa para que a gente consiga alcançar todos os objetivos”, explica o apicultor Camilo. De acordo com Clefson, a expectativa é das melhores. “Isso faz com que as pessoas possam participar dessa cooperativa e escoar a produção. Então a gente vai poder ganhar mercado com isso”, destaca o meliponicultor.

Outra cooperativa é a de Desenvolvimento Agropecuário e Extrativista do Pontal. Ela foi criada há três anos e tinha vinte cooperados, hoje já são mais de 40. Entre os trabalhos desenvolvidos estão a produção de queijo e ricota a partir do leite de cabra, e a fabricação de doce, geleia, calda, musse e suco de umbu.

O presidente da cooperativa, Sebastião Rodrigues da Silva, disse já foi adquirido um maquinário moderno.“Graças a um grupo de cooperados que a gente formou hoje, a gente já barateia custo e já traz o produtor para trabalhar para ajudar a sua renda familiar”, ressalta.

Para abrir uma cooperativa é preciso primeiro que as pessoas estejam envolvidas no processo. “Todos precisam estar conscientes do princípio do cooperativismo. Todos tem que participar igual no capital daquela cooperativa. É preciso que tenha no mínimo 20 pessoas para se iniciar o processo”, destaca o gestor de projetos, Domingos Sávio Guimarães.

http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2015/07/para-baratear-custos-cooperativas-sao-formadas-em-petrolina-pe.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas