Nova Mutum promove 2º Encontro de Produtores de Leite no dia 27

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O tema do evento será o controle do Carrapato-de-boi (Boophilus microplus) em gado leiteiro e de corte.
A Prefeitura de Nova Mutum, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promove, no dia 27 de abril, a partir das 13h, no CTG Porteira da Amazí´nia, o 2º Encontro dos Produtores de Leite de Nova Mutum. O tema do evento será o controle do Carrapato-de-boi (Boophilus microplus) em gado leiteiro e de corte, tendo como palestrante o pesquisador Renato Andreotti e Silva, autoridade nacional no assunto.

A iniciativa da Secretaria é embasada na necessidade. “Hoje, o Carrapato-de-boi é um problema sanitário que afeta a produtividade e os rendimentos de quem trabalha com pecuária em Nova Mutum. Como o seu controle deve ser feito no final do perí­odo de chuvas é o momento certo de tratar do assunto”, explicou o médico veterinário do municí­pio, Filipe Pacheco Ziemann.

As perdas econí´micas causadas pelo B. microplus são estimadas em quase 2 bilhões de dólares no Brasil, quando contabilizadas a queda na produção de leite e carne, a mortalidade, a redução da natalidade e os gastos no seu controle. O parasita é responsável pela transmissão dos protozoários que causam a Tristeza Parasitária Bovina.

São aguardados tanto agricultores familiares como grandes pecuaristas, assim como médicos veterinários e estudantes de áreas afins, dos municí­pios de Nova Mutum, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Diamantino, entre outros. “Como o evento acontece no CTG, além da parte teórica, será possí­vel trabalhar a prática, com visita a campo”, explicou Filipe. O evento estende-se até í s 17h30.

O palestrante Renato Andreotti e Silva é médico veterinário (UFSM), mestre em Biologia Molecular (Escola Paulista de Medicina) e Ph.D. em Ciíªncias (Unifesp). A sua área de conhecimento abrange sanidade animal, diagnóstico sorológico de doenças, controle de parasitos, bioquí­mica de proteí­nas e biologia molecular, sobre as quais possui dezenas de publicações. Atualmente atua como pesquisador da Embrapa de Mato Grosso do Sul.

São parceiros na realização a Empaer – Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistíªncia e Extensão Rural, a Embrapa, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF) e o Consórcio Intermunicipal Alto Teles Pires. O evento é patrocinado pela empresa Agrosserra.

http://www.expressomt.com.br/matogrosso/nova-mutum-promove-2-encontro-de-produtores-de-leite-no-dia-27-8974.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas