#Mercados alterados – Portal Lácteo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Lecherí­a Latina (Enviados Especiais) – Tivemos o maior aumento da volatilidade dos preços que pudemos advertir nos últimos tempos. Fatores climáticos, como chuvas e secas, juntamente com a situação econí´mica mundial são alguns dos ingredientes que estamos observando nos últimos preços da Fonterra.

A Lecherí­a Latina participou da Reunião Anual da ADPI, na cidade de Chicago, EUA, onde se encontrou com todos os laticí­nios americanos, os “traders” e “brokers” mais importantes do setor lácteo. Todos estes setores observam com cautela os resultados mais recentes surgidos a partir da última reunião da gigante Fonterra. Para a maioria, há dúvidas de que eles refletem a realidade do mercado de lácteos.

Como é a demanda?

Se observarmos os grandes consumidores e importadores de produtos lácteos, veremos que a demanda não conseguiu se mover tão rápido como o aumento dos preços no produto final. Por esta razão, nos últimos anos, a demanda tem sido muito seletiva (sempre falando de mercados onde a proposta não é atingida).

Nós já sabí­amos, que no primeiro trimestre de 2014, os novos compradores poderiam mover alguns destes aumentos para os preços finais do consumidor.

Como observamos a oferta de produtos

Hemisfério Norte – O frio atrasou a chegada da produção agrí­cola no hemisfério norte. í‰ muito cedo para avaliar como a produção se comportará neste território. Mas já começaram a aparecer ofertas de produtos e uma maior fluidez na produção de leite estimada. Podemos dizer  que os EUA vão construir sua primeira fábrica de leite em pó integral  dedicada ao  mercado interno e para a  exportação.

Hemisfério Sul – O foco da produção é definido na Argentina e no Uruguai. Ambos os paí­ses estão tendo um começo de inverno bem interessante para manter a produção de leite. Os produtores, devido ao clima, realizaram importantes reservas  e puderam implementar corretamente o pasto e os verdões do inverno.

Esta semana, o mercado espera o surgimento de uma nova compilação da Fonterra, como antecipamos na última sexta-feira, agora esperaremos o resultado dessa nova roleta.

 

Fonte: Lecherí­a Latina - Tradução: Leticia Jorge

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas