#Leite:Casos de raiva bovina motivam reunião no interior de Venâncio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Casos de raiva bovina motivam reunião no interior de Venâncio

Principal preocupação da Secretaria Municipal da Saúde é manter a população bem informada. “Pessoas que consumiram leite de animais com suspeita de raiva bovina não precisam se preocupar”, complementa.

 

 

A preocupação com o registro de casos de raiva bovina no interior de Venâncio Aires será tema de uma reunião nesta quinta-feira, 16. O encontro acontece no Salão Comunitário de Linha Campo Grande, a partir das 18 horas. A reunião, que terá a participação de técnicos da Inspetoria Veterinária do Vale do Rio Pardo, visa orientar os produtores sobre como proceder com a vacinação dos animais para evitar a doença, bem como esclarecer quais pessoas correm risco de ter contraído a raiva e quais os procedimentos a serem seguidos nestes casos.

 

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Christian Hintz, a procura nos postos de saúde pela vacina contra a raiva bovina está intensa, mas nem todas as pessoas têm a necessidade de recebê-la. “Só há necessidade de procurar os postos para uma possível vacinação pessoas que tiveram contato com ferimentos ou saliva de animais contaminados, como bovinos, equinos e suínos”. Conforme o médico veterinário, os produtores que possuam animais com suspeita de raiva devem utilizar equipamento de proteção individual, com luvas, óculos e botas de borracha, além de manter o animal isolado. “Pessoas que consumiram leite de animais com suspeita de raiva bovina não precisam se preocupar”, complementa.

 

A principal preocupação da Secretaria Municipal da Saúde é manter a população bem informada e evitar qualquer tipo de pânico entre as pessoas cujos animais possuam suspeita de ter contraído raiva. “Num caso destes, ir a um posto de saúde e fazer uma vacina desnecessária para se prevenir da raiva é muito pior do que não se vacinar”, alerta o secretário Celso Artus.

 

RAIVA BOVINA

 

A raiva bovina é uma zoonose transmitida através da mordida dos morcegos hematófagos. O vírus encontra-se na saliva do animal e, após a transmissão, desloca-se para o sistema nervoso. O curso da doença leva em média 10 dias. Os animais afetados apresentam sintomas como mugido rouco, andar cambaleante, paralisia dos membros posteriores e presença de espuma na saliva. A morte do animal contaminado ocorre por encefalite.

 

 

fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas