Inseminação artificial é a aposta dos produtores de leite em Birigui

Iniciativa melhora a produção e movimenta a economia do agronegócio. Projeto foi criado pelo Departamento Agropecuário do município.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A inseminação artificial é a nova aposta de pequenos produtores de leite em Birigui (SP) por causa de um projeto criado pela prefeitura, que usa novas tecnologias para orientar os pecuaristas. A iniciativa melhora a produção de leite e movimenta a economia do agronegócio na cidade.

Para tirar oito mil litros de leite por mês a sala de ordenha do produtor rural João Antônio Cortinóvis funciona de segunda a segunda. O rebanho produz por dia 280 litros, quantidade que segundo o produtor, poderia ser maior. Por isso, ele decidiu apostar em melhoramento genético, um investimento que logo trará resultados. “Hoje a gente não tem muito ganho, a gente vai ter um ganho futuro. Futuramente a gente vai tendo produtoras de leite bem mais sofisticadas geneticamente do que a gente já tem”, afirma João.

João inseminou boa parte do rebanho, quatro bezerros já nasceram. A capacitação foi feita pelo Departamento Agropecuário da prefeitura de Birigui. Além de João, outros produtores também resolveram melhorar a qualidade do gado leiteiro.

Arnaldo Ferreira de Souza é um deles e já sente os resultados dessa técnica. As vacas dele são filhas de um touro melhorado geneticamente. A produção de leite já aumentou 60%. “A gente vê a diferença, quase o dobro dos outros animais antigos, então a gente está acabando com os animais antigos e apostando na inseminação agora”, diz Arnaldo.

Em breve o produtor terá um retorno ainda maior. Arnaldo já inseminou oito vacas e o primeiro bezerro já nasceu. Ele foi aprovado pelo veterinário que fez toda a orientação. “Com o uso da inseminação a gente escolhe características desejáveis do rebanho”, diz o veterinário do departamento Matheus Moreira Beli.

O diretor do Departamento de Agropecuária da cidade explica que o incentivo contribuiu para economia da cidade. “Aumentando essa produção leiteira aumenta toda a produção da cadeia e isso gera divisas para o município, então a gente enxerga isso como um setor muito importante na economia do nosso município”, diz Fábio Moreno Martins, diretor do Departamento Agropecuário.

O produtor rural Gilson Mário Sgorbi também busca qualidade. Ele já inseminou todos os animais da propriedade: são 17 vacas que nos próximos meses vão parir bezerros melhorados e as fêmeas, depois de dois anos, já estarão produzindo mais leite. “Espero que a minha produção aumente até 50%”, afirma.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2015/07/inseminacao-artificial-e-aposta-dos-produtores-de-leite-em-birigui.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas