Entidades cobram área de assentamento ao MST

Representantes da Fundação ABC, da Emater, CTP e o vice-prefeito do Município de Castro, Marcos Bertolini participam de reunião com a Superintendência do INCRA
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Representantes da Fundação ABC, da Emater, CTP e o vice-prefeito do Município de Castro, Marcos Bertolini participam de reunião com a Superintendência do INCRA

Representantes da Fundação ABC, da Emater, Centro de Treinamento de Pecuaristas (CTP) e o vice-prefeito do Município de Castro, Marcos Bertolini participaram de uma reunião, com a Superintendência do Incra. O encontro aconteceu na sede da Fundação ABC, com o propósito de se dar encaminhamento a uma solução viável de assentamento aos produtores que ocupam o Campo Demonstrativo da Fundação ABC, a Fazenda Capão do Cipó, em Castro, desde o dia 24 de agosto.

O vice-prefeito, Marcos Bertolini, expôs o retorno da reunião que teve em Brasília na quinta-feira (03), com representantes do MAPA, SPU, Incra, Deputados e Senadores. Em Brasília, Bertolini defendeu a permanência das áreas com a Fundação ABC e CTP. A Fundação ABC é declarada como “utilidade pública”, a nível Municipal, Estadual e Federal. Em conjunto com o CTP, as duas entidades produzem conhecimento e difundem tecnologia. Com esses argumentos, as autoridades concluíram que esta parceria deve continuar para o futuro da pesquisa aplicada cumprindo assim também o papel social desempenhado pela Fazenda Capão do Cipó. Durante a reunião, o ex-presidente da Fundação ABC e Diretor da Castrolanda, Richard Borg, ressaltou que a Fundação ABC e as cooperativas da região fomentam a atividade leiteira no Município e Região há mais de 60 anos. Hoje, na produção do Pool de Leite, que congrega mais oito cooperativas, 51% do número de produtores são pequenos, e representam 7% da produção total. “A Cooperativa poderá apoiar os futuros assentados dentro do Convênio existente há muitos anos com a Emater e o Município de Castro. e está viabilizando uma área com o perfil adequado para atendimento de 15 famílias, negociando outra área para aumentar o tamanho do projeto”, disse. Desta forma, ficou claro que o atual projeto na Fazenda Capão do Cipó precisa continuar integrado como foi idealizado, com todas as parcerias envolvidas, para que o produtor de leite continue de forma organizada a ser sustentável. A Fundação, Prefeitura de Castro e Emater estão oferecendo outra oportunidade para assentamento dos produtores, com toda a infraestrutura disponível, fato que pode garantir o sucesso destes novos produtores em nosso Município.

FOCO
Inclusão das Unidades Familiares
Na concepção do Convênio de Cooperação Técnico Financeira, firmado entre as entidades Castrolanda, Prefeitura de Castro e Emater, o foco principal sempre foi à inclusão das Unidades Familiares de Produção Rural, num sistema de produção onde a cadeia produtiva fosse fechada. O trabalho focado no Convênio de Cooperação Técnico Financeira tem por objetivo a inclusão deste público na cadeia produtiva do leite e de acordo com Hélcio esta atividade requer um profissionalismo dos beneficiários.

http://arede.info/jornaldamanha/editorias/cotidiano/entidades-cobram-area-de-assentamento-ao-mst/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas