É verdade que #leite de caixinha tem soda cáustica?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

“O uso da soda no leite é expressamente proibido pela legislação, independente da concentração”, afirma a veterinária e especialista em saúde animal Vania Oliveira, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite. O problema é que, na prática, já houve fraudes em que se constatou a presença da substância. Isso ocorreu no Rio Grande do Sul, em 2013 – desde então, o Ministério Público local segue fazendo investigações.

A soda é utilizada para neutralizar a acidez do leite. Algumas bactérias transformam a lactose, o açúcar do leite, em ácido. “Como a soda é alcalina, seu uso teria a finalidade de camuflar um leite que se tornaria ácido por ter sido obtido e acondicionado em más condições de higiene ou que permaneceu em temperaturas inadequadas de conservação e transporte”, explica a pesquisadora. Ou seja, além dos danos à saúde, a soda também mascara um produto de má qualidade.

Em alta concentração, a soda cáustica altera o sabor e a textura do leite, o que pode ser percebido pelo consumidor. “Isso vai depender, porém, da quantidade e do tipo de conservante que foi adicionado ao leite e de outros fatores como, por exemplo da sensibilidade e do olfato”, completa. Pela legislação, é proibido o uso de qualquer tipo de conservante. “É liberado apenas o uso de um estabilizante (citrato de sódio) para evitar a precipitação do leite e por não ser prejudicial à saúde”, esclarece Vania.

Entre as fraudes ao produto, a adição de soda nem é a mais comum. As substâncias mais adicionadas são água e soro de queijo para aumentar o volume. Mas esses problemas estão relacionados ao leite, não à embalagem. “Quando existe a intenção de adulteração, tanto a soda quanto algum outro produto químico usado como conservante, são adicionados ao leite antes do envasamento”, diz.

Ou seja, não é um fato, mas é possível haver soda no leite. Em parte seu pai está certo em desconfiar. Mas o problema não está só no leite de caixinha. E, com isso, encerramos a discussão sem dizer quem é o vencedor. Estamos no clima das infinitas mesas redondas pós-jogos da Copa.

http://super.abril.com.br/blogs/oraculo/e-verdade-que-leite-de-caixinha-tem-soda-caustica/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_super

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas