Dia Mundial do #Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No dia 1º de junho comemora-se o Dia Mundial do Leite. Este ano excepcionalmente comemoraremos este evento quarta-feira, 4, no Palácio das Esmeraldas no Salão Dona Gercina Borges Teixeira, com a presença do Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, além de empresários do setor lácteo, parceiros e convidados.

Este evento é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás – Sindileite –, que este ano contará com as parcerias da Cooperativa Central de Laticínios de Goiás (Centroleite) e da Tetra Pak. Na oportunidade, os promotores do evento doarão cerca de 70 mil litros de leite à Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e outras entidades filantrópicas.

Ainda como parte das comemorações, serão premiados os três primeiros alunos classificados no 2º Concurso de Redação Vida Longa ao Leite, promovido pelo Sindileite e Merenda Escolar do Estado, por meio da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Participaram deste concurso, milhares de alunos de escolas da rede pública estadual de todo o Estado de Goiás. Festividade alusiva ao Dia Mundial do Leite tornou-se tradição em Goiás deste de 2007, reunindo um grande número de entidades privadas e públicas ligadas ao segmento lácteo.

HISTÓRICO

O Dia Mundial do Leite foi instituído em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) com o objetivo de incentivar o consumo do leite e sua importância na alimentação. Em todo o mundo, cerca de 85 países já adotaram o dia 1º de junho como data oficial deste evento. Nos Estados Unidos, essa comemoração já é realizada desde 1993. Na China, já se comemora também a data com campanhas através de toda a mídia sobre as propriedades do leite para a alimentação humana. Até mesmo países avessos a datas nacionais como o Paquistão, já adotaram o dia 1º de junho como data de comemoração ao leite.

O movimento em favor de um alimento como o leite começou na verdade com outra versão após o encerramento da Segunda Guerra Mundial em 1945. A Europa estava arrasada e quem mais sofria eram as crianças sem escolas e uma alimentação sadia. Por vários países europeus as mães começaram uma intensa campanha em favor das crianças reivindicando mais alimentos e escolas e acima de tudo, os direitos fundamentais dos menores.

Isso desencadeou uma série de ações e documentos em favor das crianças, sendo os mais expressivos o Fundo de Emergência da ONU para a Criança – Unicef em 1946 e, posteriormente os Direitos Fundamentais das Crianças em 1989. O Dia Mundial do Leite, em 2001, foi motivado então por uma série de ações ao longo da história e tende a ganhar novos adeptos a cada ano em todo o mundo.

http://www.dm.com.br/texto/178874-dia-mundial-do-leite

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas