Conseleite é exposto a produtores de #leite

O Conselho Paritário de Produtores e Industriais de Leite do Estado de Rondônia (Conseleite) está realizando seminários demostrando o funcionamento, composição e ferramentas ao setor.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O Conselho Paritário de Produtores e Industriais de Leite do Estado de Rondônia (Conseleite) está realizando seminários demostrando o funcionamento, composição e ferramentas ao setor. “O que mais importa é o produtor saber como funciona o Conseleite e que sabendo dessas ferramentas possa utilizá-las nas negociações com as empresas”, destacou Fabio Menezes presidente Conseleite e Fetagro.

Geraldo Fernandes, produtor de leite da Linha Três, do município de Alvorada do Oeste, comentou que produz 380 litros por mês e que as alterações de preços acontecem todos os anos. “Isso sempre aconteceu com os preços. Devemos estar preparado para essas oscilações do mercado. Com o Conseleite acredito que teremos uma ferramenta confiável como parâmetro”.

Segundo o presidente do Sindicato de Laticínio no Estado de Rondônia (Sindileite) e vice presidente Conseleite, Pedro Bertelli, os seminários têm o objetivo de transmitir a metodologia aplicada pelo Conselho para que os produtores e a indústria tenham uma melhor orientação de como se chega no preço de referência do leite e para entender como funciona o Conseleite, criando credibilidade ao Conselho, assim como em outros estados.

José de Arimateia, secretário adjunto Emater, destacou a importância do evento para que o produtor conheça o papel e os objetos do Conseleite. “Com o Conselho o produtor passa a ter uma ferramenta de preço de referência do leite. Preço esse montado entre a indústria e o produtor com base nos seus custos de produção”.

O Conseleite tem a contribuição do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), com o apoio do Fundo Proleite, mantendo a assessoria técnica com a Universidade Federal do Paraná. ”Esse trabalho do Conseleite é novo no Estado, mas muito importante. No Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul esse trabalho já sendo realizado há 12 anos e serve como base para tomada de decisão das políticas públicas da cadeia produtiva do leite” explicou Arimateia.
http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/conseleite-e-exposto-a-produtores-de-leite,83522.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas