Cadeia produtiva comemora em 1ºde junho Dia Mundial do Leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

í€s vésperas de lançar o LEITE FORTE – projeto com a meta de revitalizar a pecuária leiteira sul-mato-grossense – produtores, indústrias e entidades comemoram nesta sexta-feira dia dedicado ao incentivo do consumo de lácteos í  população mundial.O Dia Mundial do Leite, comemorado neste 1° de junho, foi criado em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (ONU) com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos í  população mundial. Mato Grosso do Sul, através da Cí¢mara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, já trabalha na elaboração de um projeto para no próximo ano promover ações de mobilização e conscientização da população para a importí¢ncia do consumo do leite e seus derivados para a saúde. Outra iniciativa, e que será lançada dia 4 de junho, é o Projeto de Desenvolvimento da Bacia Leiteira na Região Central de MS – LEITE FORTE. A solenidade acontece a partir das 8 horas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo – Auditório Germano de Barros, na Capital.

“No Dia do Leite comemoramos a saúde e o prazer de consumir leite e seus derivados. í‰ um momento para divulgar a importí¢ncia do leite no cenário econí´mico e social do Mato Grosso do Sul. Esse trabalho de divulgação tem que ser constante para que as pessoas tenham a conscientização do bem estar que o leite gera para população”, destaca o Coordenador da Cí¢mara Setorial no Estado, Ronan Salgueiro, que vem trabalhando junto í s entidades, buscando apoio, para no próximo ano também realizar ações efetivas de comemoração ao dia mundial do leite no Estado. “Nossa proposta prevíª inciativas promocionais para a comercialização do leite e seus derivados, objetivando o aumento do consumo, e com a realização de atividades esportivas queremos enfatizar a contribuição do leite para a saúde”, explica Ronan.

A Cí¢mara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite integra a coordenação do Projeto LEITE FORTE juntamente com a Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur). A iniciativa reúne 17 prefeituras municipais e mais de 30 instituições públicas e privadas do setor e propõe reverter a situação produtiva e econí´mica do leite no Estado. Numa primeira etapa o LEITE FORTE se propõe a atender 1.500 produtores na região central do Estado (17 municí­pios) aumentando a produção e a qualidade em até 240 mil/litros/dia, ao longo de 3 anos. Com a consolidação desta etapa, a meta é estender o projeto aos demais municí­pios do Estado.

“Trata-se de um conjunto de ações voltadas ao produtor de leite, baseadas em gestão e assistíªncia técnica de qualidade, efetiva e contí­nua, visando o incremento da produtividade e da qualidade do leite. A proposta é de uma coordenação eficiente de todas essas ações para que os resultados sejam efetivamente alcançados e a meta de incrementar esta potencial atividade seja atingida”, explica a Secretária Tereza Cristina Corríªa da Costa Dias (Seprotur) ao destacar que “a integração entre as prefeituras e instituições apoiadoras, sem dúvida, é um grande diferencial, pois somente com o envolvimento de toda a cadeia acreditamos no sucesso desse trabalho”.

MUNICíPIOS

Os municí­pios envolvidos na primeira etapa do LEITE FORTE são: Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolí¢ndia e Terenos.

PARCEIROS

O Governo do Estado, através da Seprotur, soma-se as seguintes instituições para a realização do Projeto: Cí¢mara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite, Agraer, Iagro, AEM, Junta Comercial, Cedrs, Ceasa, Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistíªncia Social, Secretaria de Estado de Meio Ambiente/Instituto de Maio Ambiente de MS, Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos, Assomasul, Famasul/Funar/Senar, Sebrae-MS, Fiems/Senai, Fetagri, FAF, CUT, MST, Ministério da Agricultura/Embrapa/OCB-MS, Ministério do Desenvolvimento Agrário/Incra, Ministério da Integração Nacional/Sudeco, Ministério do Desenvolvimento Social, UEMS, BNDES, Banco do Brasil, Fundação BB e Sicredi.

SERVIí‡O

O Projeto LEITE FORTE será lançado dia 4 de junho (segunda-feira), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo – Auditório Germano de Barros, localizado na Avenida Waldir dos Santos Pereira S/Nº, Parque dos Poderes, na Capital. Informações pelo telefone (67) 3318-5013/5014/5023.

PROGRAMAí‡íƒO

8hs – Milk Break

8h30 – COLETIVA IMPRENSA

9hs – Abertura do Evento
Ms Noticias

http://www.aquidauananews.com/0,0,00,3578-200919-CADEIA+PRODUTIVA+COMEMORA+EM+1ODE+JUNHO+DIA+MUNDIAL+DO+LEITE.htm

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas