Ato no RS reivindica pagamento por empresa suspeita de adulterar #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Cerca de 70 produtores se reuniram em plataforma de Augusto Pestana. G1 aguarda posicionamento do advogado da empresa e da distribuidora.

 

 

 

Cerca de 70 produtores rurais de Augusto Pestana realizaram na manhã desta terça-feira (1) um protesto em uma empresa de leite. O grupo diz não ter recebido o pagamento pelo produto fornecido a Rei do Sul, de Condor, que foi denunciada pelo Ministério Público por adulterar o produto na quarta etapa da Operação Leite Compensado.

 

O protesto foi realizado na plataforma de resfriamento da indústria para onde o leite teria sido levado antes de ser industrializado. Os produtores dizem querer saber quem pagará a conta do leite que os produtores forneceram, se a empresa que recolheu, ou a que industrializou.

 

«Fizemos o nosso trabalho com muita dedicação e empenho, e aí há um empurra-empurra. Não sabemos ao certo quem vai nos pagar. Nosso objetivo hoje aqui é saber quem vai nos pagar», disse o presidente Sindicato Rural de Augusto Pestana, Remi Becker.

 

Segundo revelaram as investigações do Ministério Público (MP) gaúcho, cerca de 300 mil litros de leite cru adulterados no Rio Grande do Sul com água e ureia, que contém formol, foram enviados para as duas fábricas da empresa.

 

O leite é a principal fonte de renda para produtores como Darci Bernardi. Ele diz ter uma renda em torno de R$ 5,5 mil, porém está há dois meses e meio sem receber pelo leite fornecido.

 

«Trabalhei 75 dias sem receber. Fui pagar a luz e falei pra eles não tenho como pagar», disse o produtor, mostrando à reportagem notas fiscais que mostram dívidas decorrentes da má situação financeira. «Pode olhar os valores das rações que estou devendo, aqui estão as notas», destacou.

 

O produtor Francisco Eugênio Dallabrida diz não poder pagar por uma adulteração que não cometeu. «O produto que sai de casa é um produto com qualidade, gordura, proteína, tudo dentro das normas», garantiu.

 

Em nota oficial, a LBR, empresa responsável pela industrialização do leite, alegou que está em dia com o pagamento de todos os seus fornecedores de leite no Rio Grande do Sul, mas que, no caso do Rei do Sul, analisa as condições do pagamento referente ao mês de fevereiro. A LBR acrescenta que o fornecedor foi descredenciado após a acusação dos órgãos públicos. O G1 aguarda um posicionamento do advogado do dono da empresa de Condor.

 

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2014/04/ato-no-rs-reivindica-pagamento-por-empresa-suspeita-de-adulterar-leite.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas