#Argentina: Depois do episódio selvagem de Chávez, SanCor volta ao vermelho

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Devido ao aumento dos custos e baixos preços internacionais, SanCor  voltou ao vermelho, a poucos dias para que o maior produtor lácteo do paí­s celebre – no dia 24 de Setembro, o seu 75 º aniversário. A celebração é imposta, mas há muitas caras de preocupação na cooperativa. E há um motivo para isso, já que o último balanço da empresa mostrou uma perda bruta de 305 milhões de dólares para o ano encerrado em 30 de junho.

A situação financeira da empresa  é a pior registrada  desde 2007, depois de uma intervenção direta do ex-presidente Nestor Kirchner, que assinou um acordo com o governo de Hugo Chávez, na Venezuela pelo qual contribuiu cerca de US $ 80 milhões em troca de leite pó. Esse programa, que expira em 2020 e que permitiu o pagamento de US$ 23 milhões, impediu a SanCor de passar a fazer parte do conglomerado Adecoagro, que está George Soros, que  anteriormente havia assinado um acordo preliminar de compra e venda que lhe permitiu libertar do peso da dí­vida que arrasta desde os anos  90  mais de  US$ 200 milhões.

Oscar Carreras,  presidente da SanCor naqueles anos, está de volta na frente da cooperativa neste momento difí­cil. SanCor mostrou resultados favoráveis ​​desde 2010 e em 2012 chegou a declarar lucros em quase 765 milhões de pesos. Mas ante uma realidade comercial que se tornou hostil, Carreras começou a remover os gerentes de alto ní­vel e está revendo as estratégias da empresa. Comparado com o seu patrimí´nio, o vermelho no último balanço ainda é administrável. «Nós vamos continuar tomando medidas e rever todos os negócios», disse a empresa.

Em sua carta aos acionistas (61 cooperativas e 786 produtores), Carreras  antecipou  que as circunstí¢ncias levam «a reformulação das atividades que são realizadas internamente e decisões que não serão adiadas.” Apertar o cinto e esperar por melhores condições na atividade leiteira parece ser o mandato do momento. A SanCor justificou suas perdas devido a fatores sobre os quais tíªm muito pouca chance de controle. Por exemplo, os preços internacionais dos produtos lácteos (77% do volume de negócios anual de 5.886.000 pesos, respondeu para o mercado interno e o restante para a exportação) foram menores no segundo semestre de 2012 e só se recuperou este ano. O balanço também menciona uma taxa de cí¢mbio, “sem um desenvolvimento significativo.» Tudo junto em um ano em que os recordes  de exportação da empresa foram quebrados.  Neste sentido, a estratégia vai aprofundar  nos produtos de alto valor agregado, como  o leite materno  que é enviado para a China para evitar a «grande volatilidade» dos preços do leite em pó.

Outro aspecto para o mau resultado são os «custos mais elevados em toda a cadeia de produção», tanto nos pagamentos aos seus produtores, como os aumentos salariais.

 

Fonte: Lecherí­a Latina

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas