Alternativa ao #iorgute é feita com #leite vegetal

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O «leite» feito de nozes e grãos representa uma alternativa ao leite animal e ao leite de soja.

«Iogurte vegetal»

 

Um novo produto fermentado com bactérias probióticas de grãos e nozes – conhecido normalmente como «leite vegetal» – mostrou ser uma alternativa eficaz aos iogurtes convencionais.

 

O produto foi inicialmente concebido para ser usado por pessoas com alergia a leite de vaca, intolerância à lactose ou glúten, bem como crianças e mulheres grávidas.

 

Os resultados, contudo, mostraram-se melhores do que o esperado.

 

Os estudos de laboratório mostraram que os «iogurtes vegetais» têm propriedades anti-inflamatórias em células do intestino, o que poderia aliviar reações alérgicas provocadas pela ingestão de alimentos e aumentar a biodisponibilidade de ferro.

 

As caseínas, presentes no leite de vaca, figuram na lista de componentes alérgenos que dificultam a absorção do ferro.

 

A equipe espanhola responsável pelo desenvolvimento do produto já trabalhou com amêndoas, avelãs e aveia, e agora pretende avaliar o uso de nozes e castanhas como matéria-prima para compor as alternativas ao iogurte tradicional.

 

«Os resultados que obtivemos mostram também que os ‘leites vegetais’ que estudamos são uma boa matriz para o crescimento e viabilidade de bactérias probióticas por toda a vida útil do produto, especialmente depois de sua ingestão,» disse Chelo González, da Universidade Politécnica de Valência.

 

Além disso, a pesquisa oferece novas dicas para melhorar os leites à base de planta, ou leites vegetais, disponíveis no mercado hoje, que têm deficiências relacionadas à baixa estabilidade física durante o armazenamento.

 

Leites vegetais

 

O «leite» feito de nozes e grãos representa uma alternativa ao leite animal e ao leite de soja.

 

Esses leites à base de plantas também têm componentes de grande valor nutricional, que podem proporcionar inúmeros benefícios para a saúde tanto para os consumidores com problemas específicos (intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca, etc.), como para a população em geral, sobretudo para os vegetarianos.

 

Esses leites vegetais são caracterizados por um perfil saudável de ácidos graxos e carboidratos com baixo índice glicêmico (adequado para diabéticos).

 

Além disso, eles constituem uma importante fonte de vitaminas B e E, compostos antioxidantes (fitoesteróis e/ou polifenóis) e fibras alimentares, o que ajuda a melhorar a saúde intestinal.

 

Os leites vegetais também são ricos em potássio e apresentam teor muito baixo de sódio.

 

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=alternativa-iorgute-leite-vegetal&id=9479

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas