O Homem tem vindo a produzir e a comer queijo há mais de oito mil anos, revelou um novo estudo conduzido pela Universidade de Bristol, Reino Unido. O primeiro foi feito no actual território da Polónia durante o período Neolítico, no sexto milénio de Cristo, dizem os especialistas.Analisando vestígios de gordura láctea extraídos de peças de cerí¢mica não vidrada encontradas por arqueólogos na Polónia, a equipa de investigação de Bristol mostrou como os produtos lácteos foram inicialmente processados em vasos de cerí¢mica, escreve o The Telegraph.
Antes do estudo que mostra como os nossos antepassados faziam queijo na pré-história, já tinham sido encontrados resíduos de leite na Anatólia e na Líbia, datados de há 8 mil anos. Não havia, no entanto, forma de detectar se o leite era processado para fazer queijo.
Â«í‰ verdadeiramente notável a profundidade de novos dados sobre a dieta humana e as tecnologias de processamento de alimentos que estes vestígios de gorduras preservados em cerí¢micas arqueológicas nos estão a proporcionar», afirmou o professor Richard Evershed, responsável pela equipa de investigação da Universidade de Bristol.
Evershed reforça que os vasos de cerí¢mica encontrados na Polónia se transformaram no indício mais antigo da produção de queijo, sugerindo que o produto apareceu nos primeiros períodos da agricultura, logo após a domesticação dos animais.
O estudo foi publicado na revista Nature.