Portugal: Produtores de leite vão ter subsídio para reduzir produção

Portugal vai receber quase quatro milhões de euros da Comissão Europeia, de um pacote de 500 milhões de euros destinados a apoio sector na UE. Paulo Pimenta
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Os produtores de leite da União Europeia vão receber incentivos financeiros para reduzir a produção, numa altura de excesso de leite no mercado e preços baixos. A Comissão Europeia destinou 150 milhões de euros para este apoio, cujas regras serão “estabelecidas ao longo das próximas semanas”, esclareceu o Ministério da Agricultura, em comunicado.

Este montante junta-se aos 350 milhões que serão repartidos pelos 28 Estados-membros. Portugal vai receber perto de quatro milhões de euros, com a aprovação, nesta segunda-feira, de um conjunto de medidas de apoio ao sector.

“Valeu a pena insistir, tendo em conta que no início deste processo eram poucos os Estados-Membros que apoiavam as pretensões de Portugal que agora mereceram aprovação da Comissão Europeia”, comentou Capoulas Santos. O ministro da Agricultura congratulou-se com os apoios à redução da produção, uma “medida de discriminação positiva”.

«Temos vindo a defender que deveria haver uma discriminação positiva daqueles que têm feito um esforço para reduzir a produção e, desta forma, equilibrar o mercado», disse à Lusa, sublinhando que «Portugal foi dos poucos Estados-membros que fez um grande esforço para reduzir a produção».

Em comunicado, o Ministério da Agricultura adianta que foi anunciada a antecipação em 70% do pagamento das ajudas directas aos agricultores e em 85% o pagamento das ajudas ao desenvolvimento rural. O Governo decidiu redistribuir pelo sector do leite uma verba adicional de oito milhões de euros, “resultante de poupanças na gestão do primeiro pilar da PAC”.

As regras para a aplicação do dinheiro serão estabelecidas depois de ouvidos os produtores, através do gabinete de crise.

https://www.publico.pt/economia/noticia/produtores-de-leite-vao-ter-subsidio-para-reduzir-producao-1738692

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas