Uruguai tem #doce de leite confiscado «reposto» por empresa mineira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A seleção Celeste perdeu 39 quilos da iguaria na alfândega, mas recebeu cortesia do Laticínio Funarbe
Uruguaios comeram quatro dos 40 quilos de doce somente na primeira refeição (Foto: Divulgação)Uruguaios comeram quatro dos 40 quilos de doce somente na primeira refeição (Foto: Divulgação)
No começo de junho, uma parte da bagagem de um grupo estrangeiro foi barrada pela alfândega brasileira. A cena, que costuma acontecer nos aeroportos pelo mundo, tornou-se inusitada pela identidade dos recém-chegados e pela carga confiscada.

O grupo, no caso, era a seleção do Uruguai, que perdeu um carregamento de 39 quilos de doce de leite, confiscado no desembarque da equipe em Belo Horizonte. Dias depois, uma empresa mineira «repôs» os estoques uruguaios com 40 quilos de doce de leite brasileiro.

A empresa responsável pela ação é o Laticínio Funarbe, que produz o Doce de Leite Viçosa. A ideia surgiu na Ori+Usagi, agência que trabalha em parceria com o fabricante.

«No Uruguai se produz doce de altíssima qualidade. A sobremesa faz parte da cultura do país. Não era possível que logo em Minas Gerais, berço do melhor doce de leite do Brasil, grandes apreciadores ficassem sem essa delícia durante a Copa», diz Samuel Borges, cofundador da Ori+Usagi.

Após a chegada a Confins, o Uruguai foi para Sete Lagoas, cidade localizada na região metropolitana de Belo Horizonte escolhida para ser a sede da Celeste durante a Copa. O Funarbe, por sua vez, fica em Viçosa, município mais afastado. Para que o doce chegasse mais rapidamente até os uruguaios, a empresa de laticínios acionou um distribuidor do doce na capital mineira.

O Laticínio Funarbe também entrou em contato com Felipe Rangel, chef da delegação do Uruguai, e com a secretaria de esportes de Sete Lagoas, para se assegurar que o doce de leite seria recebido.

O Doce de Leite Viçosa foi oficialmente apresentado aos uruguaios na noite de sexta-feira (20/6). Segundo Milton Miler, gerente interino do Funarbe, a iguaria foi servida logo após a entrega, no jantar da seleção. «Somente na primeira refeição, eles comeram quatro quilos do doce de leite. Pela quantidade consumida, deu para perceber que eles gostaram do presente», afirma.

Agora, a seleção do Uruguai está em Natal, em preparação para o último jogo da primeira fase da Copa, contra a Itália, na próxima terça-feira (24/6). Ao contrário do que aconteceu nas outras partidas, a Celeste levou sobrepeso: o doce de leite «reposto» em Minas.

http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/06/uruguai-tem-doce-de-leite-confiscado-reposto-por-empresa-mineira.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas