Técnicos da Empaer são capacitados para atender produtores de leite em MT

O Estado de Mato Grosso produz 2,5 milhões de litros de leite por dia e a expectativa é que até o final do ano, atinja a marca dos 3,5 milhões de litros/dia. Conforme dados dos técnicos da Empaer, existem 30 mil produtores de leite no Estado e 95% desses produtores são da agricultura familiar
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com objetivo de capacitar agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para atuar na Chamada Pública do leite, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizam durante cinco dias (25 a 29.05), o curso de formação para agentes. O evento acontece na sede da Empaer, em Cuiabá.

O presidente da Empaer, Layr Mota da Silva, ressalta que a empresa passa por um momento de transformação e a parceria com o MDA tem promovido avanços para o produtor rural. Ele lembrou que a Empaer está presente em 122 municípios de Mato Grosso, beneficiando 87% dos 141 municípios existentes. E no Estado, existem 140 mil famílias de agricultores familiares, sendo 50 mil famílias de comunidades tradicionais e 90 mil famílias assentadas. “A missão da Empaer é promover o desenvolvimento rural sustentável”, esclarece Layr.

O delegado do MDA, Nelson Borges fala da importante visão de desenvolvimento da chamada pública, desafio da organização da produção, fortalecimento do sistema de Ater e em resultado positivo para os agricultores familiares com lucro e renda. “O grande objetivo é encontrar um agricultor recebendo assistência e trocando experiências sobre as atividades no campo”, enfatiza Nelson.

O consultor do MDA, Vitor Hugo Garbian, descreve que durante cinco dias, vai atuar como orientador pedagógico e mostrar para os agentes como é importante observar a unidade produtiva e auxiliar o produtor rural em vários aspectos seja, técnico, informativo, social e outros, a fim de suprir as suas necessidades. “O agente precisa olhar para a propriedade como um todo, ou seja, na sua totalidade levando em consideração as partes e suas inter-relações para atender os anseios da família rural”, descreve Vitor Hugo.

O coordenador da Chamada Pública do Leite, engenheiro agrônomo da Empaer, José Carlos Rodrigues dos Santos comenta que iniciou os trabalhos de campo em 10 municípios do Estado, desde novembro de 2014. Os técnicos ou agentes como estão sendo chamados pelo MDA, realizaram o diagnóstico rural participativo nas áreas produtoras de leite. Na seqüência, planejamento, monitoramento e avaliação do andamento do programa, além das capacitações dos beneficiários de acordo com as necessidades locais. Ele explica que a chamada do leite será concluída em 2017.

Os municípios que serão atendidos com assistência técnica e extensão rural por meio da Chamada Pública são: Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino, Campo Verde, Quatro Marcos, Glória D’Oeste, Araputanga, Reserva do Cabaçal, Figueirópolis D’Oeste e Jauru. Aproximadamente 20 técnicos da Empaer participam da capacitação.
Fonte: Assessoria/Empaer

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas