Projeto da UEM desenvolve produção agrícola em assentamento do Paraná

Cooperativa começou com 22 assentados, hoje tem mais de 50. Pequenos produtores aumentaram a renda depois da parceria.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cooperativa começou com 22 assentados, hoje tem mais de 50. Pequenos produtores aumentaram a renda depois da parceria.

Professores e alunos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), através da Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária, acompanham assentados de Mariluz desde 2008. O projeto, que envolve pesquisadores e agricultores, ajudou na criação de uma cooperativa e fortaleceu a principal atividade do grupo, a produção de leite.

Uma das conquistas dessa união foi o plantio de aveia no meio da pastagem, garantindo rendimento mesmo no inverno. «Além de aumentar a quantidade de material seco, a aveia também tem um alto valor nutricional para os animais», diz Max Rickli, coordenador da Incubadora.

A cooperativa começou com 22 assentados e, atualmente, está com mais de 50. O contato com a universidade auxilia até no resgate da autoestima dos pequenos agricultores. Os filhos que antes preferiam trocar o campo pela cidade, agora, estão fazendo o caminho de volta. «Juntos é mais fácil comercializar e estimula a produzir mais», comenta o agricultor Francisco Gerônimo.

Genivaldo Lima é o presidente da cooperativa. Além do leite, o produtor agrega valor à renda familiar com o cultivo do plamito. Desde que começou a investir nesta nova cultura, graças às orientações da Incubadora, consegue, em média, um salário mínimo a mais no fim do mês. «A gente não conhecia a cultura, e agora a produção tem ajudado a melhorar a renda», fala.

http://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2015/08/projeto-da-uem-desenvolve-producao-agricola-em-assentamento-do-parana.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas