Programa leva técnicos a propriedades do Noroeste do RS para melhorar qualidade do leite

Iniciativa foi desenvolvida pela Associação dos Produtores de Leite (APL) e pela Fundação de Capacitação e Desenvolvimento da região. Técnico diz que a incidência de problemas encontrados é muito grande porque os produtores não costumam receber orientações técnicas.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A iniciativa, com foco em 70 propriedades da região, foi desenvolvida pela Associação dos Produtores de Leite (APL) e pela Fundação de Capacitação e Desenvolvimento.

O técnico Rogério Ressel visitou 35 terrenos nos últimos meses e, segundo ele, a incidência de problemas é muito grande. “Começando pela vedação, bomba de vácuo produzindo pouco, pulsadores batendo muito rápido e membranas de pulsadores muito antigas”, afirma o técnico.

Isso ocorre, principalmente, porque, na maioria dos casos, é a primeira vez que um profissional visita a propriedade para realizar essa medição. No caso de Cristiane Pellenz, que trabalha com o marido na mesma sala de ordenha desde 2011, a manutenção é realizada periodicamente.

Em visitas, técnicos identificam problemas nas máquinas da propriedade e dão dicas a produtores — Foto: Reprodução/RBS TVEm visitas, técnicos identificam problemas nas máquinas da propriedade e dão dicas a produtores — Foto: Reprodução/RBS TV

Em visitas, técnicos identificam problemas nas máquinas da propriedade e dão dicas a produtores — Foto: Reprodução/RBS TV

A produção de leite é a principal fonte de renda da propriedade do casal que fica no interior de Santo Cristo. A produtora diz que sempre trabalhou para entregar um leite de boa qualidade. “É importante para nós e também para a indústria porque, para a indústria, para produzir produtos de qualidade, ela precisa de matéria-prima de qualidade. E nós, quando consumidores, também buscamos por um produto de qualidade”, afirma Cristiane.

Como a identificação da maior parte dos problemas exige equipamentos específicos, os produtores de leite que não recebem as visitas muitas vezes acabam não percebendo as alterações, o que prejudica a produção. Os ajustes que precisam ser realizados normalmente são simples e podem ser feitos pelo técnico da propriedade.

O programa que propõe as visitas é pioneiro. Segundo o Diorgenes Albring, gestor da FUNCAP, a ideia surgiu graças a uma demanda da região. O principal objetivo é dar condições para que o produtor entenda o processo de funcionamento das máquinas.

“Nós queremos ter o produtor o mais próximo possível, no momento das aferições, e explicar para ele o que está acontecendo na máquina dele, quais ações ela realiza”, afirma Diorgenes.

Segundo a Emater, a produção diária de leite na região é de 1,7 milhão de litros. Levando em conta a Fronteira Noroeste, a região é uma das maiores produtoras do país – são 234 litros por km² ao dia.

Qualificação para toda a cadeia leiteira

Objetivo das visitas técnicas e dos cursos de qualificação é melhorar cadeia produtiva — Foto: Reprodução/RBS TVObjetivo das visitas técnicas e dos cursos de qualificação é melhorar cadeia produtiva — Foto: Reprodução/RBS TV

Objetivo das visitas técnicas e dos cursos de qualificação é melhorar cadeia produtiva — Foto: Reprodução/RBS TV

A APL Leite, em parceria com a Faculdade de Horizontina (FAHOR), está oferecendo cursos gratuitos em oito municípios da região. As especializações abordam gestão para indústria da cadeia do leite, boas práticas de fabricação para indústria e segurança no trabalho. A ideia é qualificar profissionais que atuam ou venham a atuar em empresas ligadas ao setor lácteo, contemplando todos os processos, desde insumos ao processamento de leite.

Para o professor Jonas Diogo Silva, os cursos contribuem para a qualificação profissional dos participantes. “Resulta em maior competitividade e aumento de riqueza, com empregos, renda e geração de tributos”, entende o educador. Ao todo, 150 profissionais devem ser qualificados.

A família do Leandro Cortiana sempre trabalhou com a produção de leite, mas foi há dois anos que ele começou a atuar na propriedade. “A questão é que tu tira um pouco de um lado e vai faltar do outro. A gente precisa saber administrar a propriedade, o negócio», acredita.

Já a vendedora Lindiana Leski está buscando qualificação. Ela trabalha em uma loja nos processos de faturamento e abertura de caixa, mas quer levar o conteúdo do curso para dentro de casa. “Eu vim aqui para adquirir um pouco mais de conhecimento, ajudar no meu trabalho e também o meu esposo, que é agricultor e administra as lavouras. Acho que o curso vai ajudar ele também”, explica.

O professor aponta que tanto o programa de aferimento das máquinas quanto os cursos buscam melhorar a cadeia como um todo. «Identificando os equipamentos que precisam ser melhorados na propriedade, a indústria pode fabricar melhor, gerar melhor condição de produtividade, e a qualidade do leite também melhora, o que possibilita que a indústria produza bons produtos, agregando valor e ganhos para toda a cadeia”, completa Jonas.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas