#Produtividade de leite aumenta para produtores atendidos por projeto

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Poço das Trincheiras, no Sertão alagoano, tem criadores de gado que aumentaram faturamento após Balde Cheio

Criadores de gado atendidos pelo projeto Balde Cheio no municí­pio de Poço das Trincheiras, no Sertão alagoano, conseguiram aumentar a produtividade de leite dos animais e, com isso, ganhar mais dinheiro e melhorar de vida.

Ao todo, 40 agricultores receberam dois módulos do projeto, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) em parceria com o Sebrae/AL e a Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz).

Além de assistíªncia técnica, eles recebem capacitação para gestão da unidade produtiva, kits de ordenha manual higiíªnica, kits de inseminação artificial e orientação para produção de bancos de forragens de palma superadensada, sorgo e milho.

Um desses produtores é Alberto Felix dos Santos, da comunidade Patos. Ele tem apenas quatro vacas em lactação e produz por dia, em média, 70 litros de leite. Outro criador é José Teotí´nio, conhecido como Galego, da comunidade Manauíª, que tem seis vacas e chega a produzir até 110 litros de leite por dia. José Albérico de Freitas, conhecido como Beró, da comunidade Pedra da Bola, tem sete vacas em lactação e produz até 120 litros de leite por dia.

Eles vendem a produção para a Coopaz, que fornece ao Programa do Leite do Estado. Com esse programa, a Seagri compra diariamente 80 mil litros de leite, que são distribuí­dos gratuitamente para 80 mil famí­lias em todos os 102 municí­pios.

De acordo com o técnico da Seagri que acompanha os criadores de Poço das Trincheiras, José Valmiro Gomes, apesar da quase ausíªncia de palma – já consumida durante os dois últimos anos de seca –, os criadores plantaram milho e sorgo, que serão usados para fazer a silagem. “Com isso, eles terão uma reserva alimentar para o próximo verão. Mas uma das dificuldades será o acesso a água para produção, pois a que se acumula nos açudes ainda é pouca”, alertou o técnico.

Mesmo assim, segundo ele, os criadores atendidos pelo Balde Cheio se tornaram referíªncia para os demais, principalmente por conta do aumento da produtividade de leite e da melhoria de vida conseguida com a renda do leite.

Torneio Leiteiro

Com o objetivo de mostrar os resultados do projeto na região, os criadores de Poço das Trincheiras, por meio da Associação Agroleite, já estão organizando o 2º Torneio Leiteiro do municí­pio, previsto para o final de novembro. Na ocasião, também haverá uma exposição de animais nascidos por meio de inseminação artificial, do plantio de palma superadensada e sorgo forrageiro, além de técnicas diversas aplicadas no projeto.
http://www.tribunahoje.com/noticia/71213/cooperativas/2013/08/01/produtividade-de-leite-aumenta-para-produtores-atendidos-por-projeto.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas