Ovinocultura se apresenta como opção à pequena propriedade

A ovinocultura vem demonstrando um crescente aumento nos últimos anos, com um mercado consumidor cada vez mais exigente por produtos de qualidade.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A crescente valorização e demanda pela carne ovina, principalmente a oriunda de animais jovens, tem estimulado a intensificação dos sistemas produtivos, os quais buscam maior agilidade na terminação e comercialização das carcaças, sendo o cordeiro a categoria animal que fornece os maiores rendimentos de carcaça e maior eficiência de produção, devido a sua alta velocidade de crescimento.
Foto: Edemar Etges / Folha do MateJorge e Cyntia Cavalcante, há nove anos se dedicam à criação de ovelhas
Jorge e Cyntia Cavalcante, há nove anos se dedicam à criação de ovelhas

Há vários anos, as entidades representativas dos produtores defendem a diversificação nas pequenas propriedades. Conforme os proprietários da Cabanha Chanfro Negro, especializada na criação de ovelhas da raça Hampshire Down Puros de Origem, Jorge e Cyntia Cavalcante, a ovinocultura é uma boa opção, porque o manejo da ovelha é fácil e o custo inicial para a aquisição das matrizes dentro de um ano se paga. ‘A ovelha não tem restrição e ela pode ser consorciada com a criação de animais de porte maior. A ovinocultura é uma atividade familiar’, afirma Cyntia.Ela acrescenta que é uma atividade que não se pode somente olhar a parte da carne, pois a ovelha tem outros subprodutos como a lã, que pode ser usada para artesanato, o pelego e o esterco que pode ser utilizado como adubo orgânico. Cyntia reitera que todos são subprodutos ligados à ovelha de carne, sem contar que têm as raças específicas para a produção de leite e derivados, como o queijo rockford e o picorino. O leite de ovelha também é usado na linha de cosméticos.

Ovinocultura se apresenta como opção à pequena propriedade

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas