Leite Legal começa em Mato Grosso

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produtora de leite em Mirassol do Oeste, Gláucia Rodrigues torce para que o preço pago pelo litro de leite saia dos centavos e chegue a um real.O boletim do leite divulgado pelo IMEA no dia 5 de agosto de 2013 mostra que o preço médio do leite pago ao produtor em Mato Grosso no míªs de julho /2013, que remunera a captação de junho/2013, fechou cotado a R$ 0,757/l.
Para chegar a essa remuneração, ela sabe que a qualidade do leite de sua região (Oeste), que é a maior bacia leiteira de Mato Grosso, precisa adequar o manejo com o gado leiteiro para aumentar a qualidade do leite que é vendido aos laticí­nios.
Com 78 matrizes em lactação, produzindo cerca de 1.040 litros/dia, a produtora é uma das participantes que se inscreveram na primeira turma do  Leite Legal – Programa Produção de Leite de Qualidade. O projeto teve iní­cio nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, em São José dos Quatro Marcos, reunindo representantes de 15 propriedades fornecedoras de leite ao Laticí­nio Vencedor.
Gláucia acredita que as consultorias individualizadas em cada propriedade, realizadas pelo instrutor Marcos Coelho de Carvalho, vão ajudar os produtores a enxergarem o que pode ser aprimorado na lida com o gado. “A ideia é ótima, até porque sabí­amos que tí­nhamos que melhorar, mas não sabí­amos o caminho a tomar para produzir um leite de mais qualidade e o programa vem alavancar esta mudança, adequando o manejo”, afirma.
Carvalho diz que está transmitindo para os produtores participantes a necessidade de mudança de postura. “A normativa IN 62 traz orientações para que o leite produzido no Brasil seja de maior qualidade. Com a adequação do manejo, os produtores podem gastar menos com medicamentos e ter menor incidíªncia de mastite no rebanho leiteiro”, ressalta.

Produtores receberam orientações sobre como funcionará o programa Leite Legal

Na opinião do presidente da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), Alessandro Casado, o iní­cio do programa em São José dos Quatro Marcos é um dos grandes passos para a organização e profissionalização do produtor de leite no Estado. “O produtor poderá vender um produto de mais qualidade do que vende hoje para que os produtos estejam aptos para exportação e o consumidor também seja beneficiado”, avalia.

O programa

O Leite Legal tem o objetivo de capacitar produtores rurais dentro dos novos parí¢metros para Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT), estabelecidos pela Instrução Normativa nº 62/2011. A IN 62 define novos padrões de qualidade para o leite.

í‰ realizado em Mato Grosso através de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), o Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos, a Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite), o Serviço de Apoio í s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) e o Laticí­nio Vencedor.

São José dos Quatro Marcos é o primeiro municí­pio do Estado a receber o programa, onde a meta é atender mais de mil produtores em parceria com o Laticí­nio Vencedor até o final de 2014. No mesmo perí­odo, devem ser atendidas cerca de 1,5 mil propriedades em todo o Estado. O SENAR pretende capacitar 81 mil propriedades no paí­s em dois anos.

http://cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=306169&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas