#Indústria garante que leite adulterado no RS não foi comercializado

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Transportador usava produtos químicos para estabilizar leite, diz MP. Em nota, empresa afirma que o leite fraudado foi totalmente descartado.

 

 

Após a identificação de um novo caso de adulteração do leite no Rio Grande do Sul pelo Ministério Público, a empresa que detectou a mistura de produtos químicos na bebida emitiu uma nota oficial no começo da tarde desta quinta-feira (7) garantindo que o leite adulterado foi totalmente descartado antes de chegar ao processo industrial. Portanto, não chegou a ser comercializado. A operação foi deflagrada em duas cidades da Região Noroeste do Rio Grande do Sul .

 

Segundo a Laticínios Bom Gosto, assim que a indústria descobriu a fraude, comunicou ao Ministério Público, que passou a investigar o responsável pela distribuição da mercadoria. De acordo com o MP, um transportador com sede no município de Três de Maio, adicionava produtos químicos para recuperar o leite que estava vencendo. Se o produto passasse da validade, ele adicionava água oxigenada para estabilizar a carga e entregar na indústria. Se identificava acidez elevada, o produto adicionado era a soda cáustica. O empresário foi preso em flagrante por posse ilegal de arma e ficará à disposição da Justiça.

 

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Três de Maio e Nova Candelária. Foram apreendidos também documentos e notas fiscais.

 

Segundo o Ministério Público, três relatórios de um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura apontaram presença de água oxigenada, o que é proibido pelas normas da Anvisa. De acordo com os laudos de carga de leite da Laticínios Bom Gosto, duas delas, transportadas pelo Transportes Reidel & Dias Ltda, foram rejeitadas em 12 e 15 de outubro devido à presença de peróxido de hidrogênio.

 

A Comércio de Laticínios Mallmann Ltda rejeitou uma carga em 14 de outubro. No laudo, a empresa afirma: “lembramos que análise positiva para peróxido de hidrogênio é fraude. Por meio da adição de peróxido de hidrogênio (Água Oxigenada), uma ação fraudulenta ao leite, busca conservar suas propriedades físico-químicas, inibindo o desenvolvimento de microrganismos contaminantes. Esse tipo de fraude mascara deficiências da higiene nas etapas de ordenha, acondicionamento e transporte”.

 

Conforme o promotor, o leite que era rejeitado pela indústria era repassado para queijarias. Três queijarias já receberam ação do Ministério Público e da Secretaria da Saúde nos últimos dias. Duas foram totalmente interditadas, em Imigrantes do Sul e Ipiranga do Sul, respectivamente. Outro estabelecimento, em Santiago, ainda não sofreu ação de interdição.

 

O empresário de 31 anos e líder do grupo, foi preso na manhã desta quinta-feira por porte ilegal de arma, já que um revólver calibre 38 em nome de outra pessoa foi encontrado em sua casa no município de Três de Maio. Ele, a esposa, de 32 anos, que sabia da atividade e adquiria produtos com o dinheiro do crime, e dois sobrinhos, que eram os motoristas, devem ser denunciados por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

 

Leia a nota de esclarecimento emitida pela Laticínios Bom Gosto:

A Laticínios Bom Gosto informa que o seu rigoroso controle de qualidade detectou a não conformidade de matéria-prima durante o processo de recepção no posto de captação. Imediatamente, seguindo todos os procedimentos, a empresa fez a rejeição e o descarte desse material, que não foi utilizado na fabricação de nenhum produto. Reforçamos que a companhia possui três pontos de checagem de qualidade e que a não conformidade do produto foi detectada na primeira delas. Desta forma, asseguramos que este leite não entrou em nenhum estabelecimento da empresa, logo, não foi utilizado na fabricação de nenhum produto.

 

Ao mesmo tempo, a Laticínios Bom Gosto comunicou o ocorrido às autoridades competentes, conforme estabelecido pela legislação. A empresa colaborou neste processo e continuará apoiando as autoridades no combate e prevenção às fraudes na distribuição do leite.

 

A Companhia enfatiza que aprimora permanentemente seu controle de qualidade no recebimento da matéria-prima e em todo o processo produtivo, seguindo os mais altos padrões de qualidade do Brasil, de forma a garantir a integridade dos produtos disponibilizados aos consumidores finais.

 

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2013/11/industria-garante-que-leite-adulterado-no-rs-nao-foi-comercializado.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas