O Ministério da Saúde divulgou um levantamento realizado em 2011, em cem cidades do país, tríªs municípios de Mato Grosso apareceram com maiores índices de contaminação pelo vírus HIV. Está na lista Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra. Diante da divulgação um deputado do estado apresentou um projeto que prevíª o fornecimento de leito em pó í s crianças que possuem mães portadoras do vírus.O Projeto de Lei nº 632 obriga o estado a fornecer leite em pó í s mães portadoras do vírus HIV e de mães com AIDS. Essa ajuda será no mínimo de dois anos. O benefício será feito í s mães que comprovarem que não possuem condição de adquirir o produto básico. As despesas serão executadas por dotações orçamentárias anual do executivo estadual.
â€œí‰ significativo o número de casos de crianças nascidas de mães com HIV, mas políticas públicas para controle da infecção ainda são insuficientes bem como as ações adotadas para prevenir a transmissão materno-infantil do vírusâ€, destacou José Domingos Fraga, autor do projeto.
Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2011, o Brasil tem, segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 600 mil casos registrados de AIDS (quando a doença se manifestou). No país o maior desafio para o controle das contaminações pelo vírus do HIV é a busca por pessoas que não sabem que estão infectadas.