#3ª Edição do Anuário Leite em Números Ceará 2012 é lançado em Fortaleza

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os 444,1 milhões de litros de leite produzidos em território cearense é resultado de uma cadeia produtiva que, por mais um ano, foi detalhada pelo Anuário Leite em Números Ceará 2012. O lançamento da terceira edição da publicação aconteceu no dia 18 de dezembro e o reconhecimento sobre a importí¢ncia do subsí­dio “informação” para o desenvolvimento da atividade está ainda mais claro entre os principais elos da cadeia produtiva do leite.

O sócio-diretor da Leite & Negócios Consultoria, Raimundo Reis, reforçou a necessidade de fontes de informações para quem chega ao Ceará. “O Estado atrai cada vez mais investidores interessados, principalmente, nas áreas com potencial de irrigação. Este é o grande diferencial do Ceará, a tecnologia de áreas irrigadas deverá transformar a pecuária de leite nos próximos anos”, afirmou Raimundo, destacando um dos principais artigos do Anuário, que fala sobre os avanços e desafios da irrigação de pastagens.

Um dos homenageados da publicação, o proprietário da Fazenda Itaguassu, ílvaro Carneiro Júnior, destacou o pioneirismo em expí´r conteúdos e análises sobre o setor. “Acredito no setor e sei que se existe um lugar onde o leite pode crescer, é o Ceará. í‰ muita coragem buscar os dados nunca explorados e elaborar um material com tanta qualidade”, ponderou ílvaro. Sua propriedade, em Quixadá, prova que é possí­vel produzir leite com vaca especializada de alta produção.

A IMPORTí‚NCIA DOS NíšMEROS

Empresas do setor prestigiaram o lançamento, assim como segmentos de serviço e produção. O técnico da Tortuga, Guilherme Gonçalves, destacou que antes da primeira edição do Anuário, em 2010, não havia disponibilidade de informações sobre o setor. “Para as empresas, os dados são fundamentais para o planejamento. Saber o cenário do mercado, com preços de lácteos, por exemplo, faz com que os próprios produtores conhecem o custo-benefí­cio do negócio”, avaliou.

Para o veterinário Manoel Dantas, a maior superação de uma publicação como o Leite em Números Ceará 2012 é conseguir compilar dados de produtores. â€œí‰ difí­cil conseguir ter acesso a estes números, que não só demonstram a situação de produção, mas dá prospecção sobre o futuro do segmento e as condições de mercado”, afirmou.

“A administração de qualquer negócio está na tomada de decisão correta e, para isso, precisa-se de informações fidedignas”, ressaltou o diretor de Agronegócio da Agíªncia de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Reginaldo Lobo. Conforme ele, o Anuário dá mais possibilidade de competitividade e integração entre os segmentos, baseados nos números expostos.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas