#Lácteos: preços globais caem com sinais de queda na demanda chinesa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Valore médio ofertado em leilão caiu mais de 20%, para menos de US$ 4 mil a tonelada, segundo a trading GlobalDairyTrade
Após registrar uma alta recorde em fevereiro, o preço médio global de produtos lácteos ofertados em leilão caiu mais de 20%, para menos de US$ 4 mil a tonelada, segundo a trading GlobalDairyTrade. Um dos motivos da retração é a recente estocagem de leite em pó por parte da China, o que sinaliza um enfraquecimento da demanda.

Além disso, houve um aumento da oferta mundial, com a produção se recuperando na Nova Zelândia, após a seca que atingiu o país no ano passado, e também com o clima favorável na Europa, que ajudou a impulsionar em 6% a produção de leite no continente no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.
A China tem buscado outros mercados para adquirir produtos lácteos em razão de problemas na indústria de laticínios do país e também por conta do aumento do poder aquisitivo dos chineses.

Nos Estados Unidos, os produtores exportaram quantidades recordes em março, mas como outros países aumentaram a produção, o Departamento de Agricultura do país (USDA) prevê que as vendas norte-americanas para o exterior devem recuar no ano que vem. «Neste momento, o clima está bom, as margens são positivas e, por isso, a oferta é alta», disse Nigel Brunel, diretor de mercados financeiros da OM Financial, uma corretora com sede na Nova Zelândia que atua no mercado futuro de leite.

O Conselho de Laticínios dos EUA destacou, em relatório, que «o grande apetite da China parece estar saciado com as necessidades de curto prazo atendidas». Segundo o órgão, a China importou 564 mil toneladas de leite em pó, queijo, nata e soro de leite no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 58% ante o mesmo período do ano passado, mas ressaltou que a demanda tem desacelerado nos últimos dois meses.

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Leite/noticia/2014/05/lacteos-precos-globais-caem-com-sinais-de-queda-na-demanda-chinesa.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas