#Governo e produtores participam de missão no Canadá para firmar parcerias

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Objetivo é garantir acordo de cooperação técnica para a cadeia produtiva do leite

Representantes do Governo do Estado e lideranças do setor produtivo rural participam, na próxima semana, de uma missão internacional ao Canadá com o objetivo de firmar acordos de cooperação técnica para a cadeia produtiva do leite em Alagoas.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, o Canadá é reconhecido como um grande produtor de leite, com animais de alta produtividade, incentivo ao cooperativismo e ao associativismo, investimentos em genética e em nutrição animal.

“Os produtores de lá estão acostumados a conviver com as intempéries do clima. No caso deles, o frio limita a atividade, mas, mesmo durante os tríªs meses do ano em que as pastagens crescem, eles conseguem produzir alimento para servir aos animais durante o ano todo. No nordeste do Brasil, ainda precisamos de tecnologia, experiíªncia e investimentos para conviver com a seca”, detalhou o secretário.

“A exemplo dos acordos de cooperação que já temos com a Espanha, por meio da Agíªncia Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), que investe nas cadeias produtivas, desejamos firmar parcerias com o Governo do Canadá”, citou José Marinho Júnior.

O governador Teotonio Vilela, o vice-governador José Thomaz Noní´, os secretários de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, da Ciíªncia, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, e a diretora presidente da Emater, Iníªs Pacheco, devem participar da missão, no perí­odo de 10 a 17 de novembro.

Também participam representantes do Sebrae/AL, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domí­cio Silva, e do Sindicato dos Produtores de Leite (Sindleite), André Ramalho.

Tecnologia

Durante a missão, o grupo visita centros de pesquisa, desenvolvimento de tecnologia e universidades, além de produtores de leite. Na ocasião, também serão apresentados os investimentos de Alagoas no Polo Tecnológico Agroalimentar de Batalha, na região da Bacia Leiteira.

“O Polo é um dos projetos que compõe o Parque Tecnológico de Alagoas e tem como objetivo criar um ambiente favorável ao fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados na região do Sertão de Alagoas”, explicou o secretário Eduardo Setton.

“Tal investimento fomentará a área acadíªmica e o setor produtivo numa união em prol do desenvolvimento da região. São 2 mil metros quadrados compostos pelos laboratórios de biotecnologia em produção e reprodução de ruminantes, de qualidade e certificação de laticí­nios, de pesquisa aplicada em nutrição animal, de processamento de laticí­nios e derivados e de pesquisa aplicada biometeorológica para atender í s demandas da região”, emendou
http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/11/08/governo-e-produtores-participam-de-missao-no-canada-para-firmar-parcerias

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas