Semex Brasil aposta em crescimento de 15% em 2016

Empresa aposta em crescimento de dois dígitos no segmento de inseminação artificial
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Entre os anos de 2009 e 2014, a utilização de inseminação artificial em bovinos no Brasil teve crescimento expressivo: 59% para gado de corte e 34% para gado de leite. Apenas em 2014 foram comercializadas 13,6 milhões de doses de sêmen no país, segundo a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), uma expansão significativa mas que ainda tem grande potencial de crescimento: apenas 11% das vacas em território brasileiro são inseminadas.

De olho neste mercado, e com o entusiasmo de quem vê os negócios deslancharem mesmo em tempo de crise econômica, o diretor-presidente do Grupo Semex, Nelson Ziehlsdorff, estima que sua empresa deve crescer 15% em 2016. Como distribuidor exclusivo da multi-canadense Semex Alliance, que dispõe de centrais de coleta nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, Hungria, Austrália e China, Nelson orgulha-se em afirmar que a Semex Brasil faz parte de um grupo sólido, confiável e que dispõe de muita tecnologia.

Ele avalia que a ainda baixa taxa de adesão à inseminação artificial por parte dos pecuaristas brasileiros deve-se, em grande parte, à falta de conhecimento da tecnologia. “O mercado de IA está em franco crescimento, principalmente, pela IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo). É uma tecnologia que veio para consolidar o cruzamento industrial no país, além de proporcionar uma maior profissionalização no setor em busca de produtividade e resultados mais consistentes”.

Nelson faz questão de ressaltar que a inseminação artificial tem o menor custo de todos os insumos. “É um processo econômico, eficiente e traz excelentes resultados. A IA representa em torno de 2% de todo o processo. Uma dose de sêmen, hoje, pode ser comprada a partir de R$ 12”, observa.

Segundo ele, as principais raças comercializadas pela Semex Brasil hoje são Holandês, Jersey Girolando e Gir Leiteiro (gado de leite) e Aberdeen Angus, Nelore, Red Angus e Hereford (corte). Nelson aproveita para anunciar o lançamento dos novos catálogos de leite importado Holandês e Jersey 2016, com animais avaliados através das provas canadenses LPI – Índice de Lucratividade Vitalícia – e das provas americanas TPI – Índice de Desempenho Total, que determinam a classificação para longevidade, taxa de prenhez, produção, entre outras.

Ouça um trecho da entrevista concedida ao Portal DBO, em que ele fala da estrutura e dos serviços prestados pela Semex Brasil aos pecuaristas:

Fonte: Portal DBO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas