Programa LeiteC do Senar qualifica os produtores

LeiteC Produtores de leite participam de viagens técnicas para aprimorarem os conhecimentos e qualificarem a produção Nos últimos anos, as entidades representativas incentivam
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produtores de leite participam de viagens técnicas para aprimorarem os conhecimentos e qualificarem a produção
Nos últimos anos, as entidades representativas incentivam e fomentam a diversificação para que os produtores não dependam mais tanto do tabaco e ainda, agreguem renda com outras culturas. Com isso, muitos estão diversificando e investindo na produção de leite, que segundo o escritório municipal da Emater/RS-Ascar, é o setor que mais cresceu nos últimos anos no município. Um dos fatores que contribuiu para este crescimento é a criação do Grupo do Leite de Venâncio Aires.
Outro fator determinante para o crescimento da cadeia produtiva do leite no município é a busca de aperfeiçoamento e qualificação dos produtores por meio das palestras e dos cursos oferecidos pela Emater/RS-Ascar e pelo Sindicato Rural de Venâncio Aires, além de viagens técnicas. Entre estes estão os produtores de leite ligados à Associação de Pequenos Agricultores de Linha Arroio Grande, Olavo Bilac e Harmonia da Costa (Apagroh). Eles procuraram o sindicato para saber quais cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS) para eles se aprimorarem e se qualificarem na produção de leite. ‘Oferecemos para eles um programa denominado de LeiteC. É o primeiro programa do Senar/RS a oferecer assistência técnica e busca capacitar os produtores de leite, proporcionando conhecimentos gerenciais e técnicos de produção, abordando aspectos de gestão, manejo, solos, genética, sanidade e nutrição’, observa o presidente Ornélio Sausen. Ele acrescenta que o curso tem uma carga de 120 horas, incluindo a capacitação técnica, exige um número mínimo de oito a 12 participantes por grupo e para poder participar, é preciso que o produtor seja alfabetizado e tenha a idade mínima de 18 anos.
Sausen salienta que estes módulos são desenvolvidos a cada mês, ou a cada dois meses e são realizados com consultoria na propriedade de cada participante. Para participar do curso, o dirigente garante que não é necessário ser associado do Sindicato Rural, bastando somente integrar um grupo de oito a 12 pessoas e estas não precisam ser de uma mesma localidade. ‘Além disso, o curso é gratuito e tem certificado de participação’, acentua.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO
Módulo 1 – Diagnóstico da Propriedade Leiteira
Módulo 2 – Avaliação de Resultados e Diagnóstico
Módulo 3 – Gestão da Propriedade Leiteira
Módulo 4 – Manejo e Fertilidade do Solo
Módulo 5 – Manejo da Terneira e Novilha
Módulo 6 – Manejo da Vaca Seca e em Lactação
Módulo 7 – Reprodução e Melhoramento Genético
Módulo 8 – Manejo Sanitário de Bovinos de Leite
Módulo 9 – Ordenha e Qualidade do Leite
Módulo 10 – Nutrição de Bovinos de Leite
Módulo 11- Produção de Forrageiras
http://www.folhadomate.com/noticias/geral15/programa-leitec-do-senar-qualifica-os-produtores

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas