Programa do Leite: CPLA vive esperança de renovação do programa

O ano de 2016 não tem sido fácil para os pequenos produtores que dependem do Programa do Leite para sobreviver.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ano de 2016 não tem sido fácil  para os pequenos produtores que dependem do Programa do Leite para sobreviver. Além da recorrente ausência de políticas de irrigação e alta nos preços dos insumos, o produtores encontraram outro adversário esse ano: os atrasos nos pagamentos.

Os esforços precisaram ser redobrados para domar a “crise” encadeada pelo cenário econômico e político do país, que acabaram refletindo diretamente na retenção dos recursos. Nos últimos meses, beneficiários deixaram de receber o leite, produtores abandonaram  cooperativas,  e até precisaram escolher um ou dois gados  para se desafazer na tentativa de compensar a falta do dinheiro do programa.

Mesmo diante de um cenário pessimistas, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), que atende mais de 2  mil produtores, prefere creditar o momento com o título de recuperação. “Conseguimos ao lado do governador trazer o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) para mais perto da nossa realidade e criamos uma agenda positiva para compreensão da gravidade do nosso problemas”, disse Aldemar, presidente da CPLA.

O efeito da série de encontros com Osmar Terra e a equipe do MDS parece ter surtido seus primeiros efeitos. De 14 a 16 de setembro,  coordenadores do Programa do Leite dos Estados foram convocados pelo MDSA para a Oficina-Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite, em São Luís/MA.

No encontro, o Grupo Gestor do Programa do PAA, do MDSA e Secretaria Nacional de Segurança Alimentar (Sesan) irá conhecer de perto a realidade do Programa do Leite em cada estado e com visitas in loco nos municípios do Maranhão.

Os coordenadores estaduais farão apresentação da atual situação dos programas no local. Na oportunidade, também será discutido o aumento do preço, aumento de captação para 40 litros por produtor, além das novas diretrizes do Programa e apresentação da nova identidade da embalagem do leite entregue aos beneficiários.

Também serão avaliados a assinatura dos contratos de 2016, 2017  e 2018 e ajustes de aditivos ao convênio.

Paciência

A CPLA e seus beneficiários aguardam com ansiedade por efeitos positivos como resultado da Oficina Nacional. De esperança renovada, Monteiro e os cooperados da CPLA, esperam que o programe entre em uma nova fase e devolva a estabilidade e a fonte de alimento aos produtores e beneficiários.

“Estamos confiantes de que o programa vai  ser retomado e os vencimentos voltarão a ser pagos. Aos produtores, pedimos mais um pouco de paciência e tranquilidade para superar esse momento de dificuldade”, pediu o líder da CPLA.

Fonte: Assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas