#Portalacteo: Por que o leite ficou mais caro

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Seja no valor desembolsado pelo consumidor ou na quantia paga ao produtor, 2013 tem sido um ano de alta do leite. Números do Centro de Estudos e Pesquisas Econí´micas (Iepe) da UFRGS mostram que no míªs de julho o leite longa vida integral exerceu a maior influíªncia sobre a inflação na Região Metropolitana, com aumento de 6,94%. Também foi o que teve maior impacto na cesta básica.

Da mesma forma, a remuneração ao produtor cresceu. Conforme o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticí­nios e Produtos Derivados do Estado (Sindilat), Darlan Palharini, de julho de 2012 a julho de 2013, o valor pago ao produtor pelo litro de leite padrão subiu 35%. Comparando só julho, a alta também aparece. O preço projetado pelo Conseleite para o míªs é quase 23 centavos maior do que o do ano passado.

Outra pesquisa, a do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), mostra que o valor do leite ao produtor em julho não só registrou novo reajuste como atingiu o maior patamar desde setembro de 2007, em termos reais, ou seja, descontando a inflação. O preço bruto (que inclui frete e impostos) chegou a R$ 1,0544 – média ponderada pelo volume captado em junho nos Estados de GO, MG, PR, RS, SC, SP e BA.

Fatores dentro e fora de casa ajudam a explicar essa equação – que tem sido ruim para o consumidor, mas beneficia o produtor, capaz de recuperar perdas acumuladas nos últimos anos. Um deles é a alta no valor da tonelada de leite em pó – principal commodity dos lácteos, usada para balizar o preço do leite – importada pelo Brasil, mais do que dobrou de valor na comparação de 2012 para 2013. Além disso, a cotação do dólar também aumentou.

Outra explicação para as altas está no chamado perí­odo da entressafra da produção, que no Estado vai de novembro a maio, quando as lavouras de grãos tomam espaço das pastagens.

Gisele Loeblein
http://zerohora.cicrbs.com.br/rs/economia/campo-e-lavoura/noticia/2013/08/gisele-loeblein-por-que-o-leite-ficou-mais-caro-4223602.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas