PF investiga empresas por usar soda cáustica, urina e água oxigenada em leite

Produto também teria urina e ácido lático na composição, informa polícia. Indústrias são de Pedra, Bom Conselho, Belo Jardim e São Bento do Una.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produto também teria urina e ácido lático na composição, informa polícia.
Indústrias são de Pedra, Bom Conselho, Belo Jardim e São Bento do Una.

A Polícia Federal faz buscas na manhã desta sexta-feira (4) em empresas suspeitas de adulterar leite industrial produzido no Agreste de Pernambuco. A ‘Operação Longa Vida’ investiga a fraude em laticínios localizados em Pedra, Bom Conselho, São Bento do Una e Belo Jardim. São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e vários de condução coercitiva.

O produto estaria com água em excesso e teria na composição soda cáustica, água oxigenada, urina, álcool etílico, sacarose, ácido lático e a bactéria causadora da meningite (Neisseria meningitidis), segundo a assessoria de imprensa da PF. Além do leite, existe suspeita de contaminação em queijos e manteigas. «A Justiça Federal em Garanhuns, onde o inquérito tramita, não autorizou por ora a divulgação dos nomes das empresas investigadas», informa a polícia.

«As investigações começaram em março deste ano quando o Ministério da Agricultura identificou após autuações administrativas vários produtos e seus derivados de leite com suspeita de adulteração, o que também era queixa de vários consumidores que relatavam problemas com os produtos com cheiro e alteração na sua composição», diz a PF.

A polícia também investiga a suspeita de participação de servidores do Ministério da Agricultura. Eles seriam «coniventes com a adulteração do leite promovido por omissão na fiscalização», segundo a assessoria da polícia. O G1 solicitou uma nota à assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura sobre o susposto envolvimento de servidores.

http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2015/12/pf-faz-buscas-em-empresas-suspeitas-de-adulterar-leite-no-agreste-de-pe.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas