Os produtores de leite da Província de Buenos Aires são parte do “boom” da manteiga

Manteiga/AR – A manteiga é o produto “estrela” do setor lácteo por causa dos preços estratosféricos que vem registrando, tanto no mercado local, como internacional. Alguns produtores receberam parte desse “boom”.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Manteiga/AR – A manteiga é o produto “estrela” do setor lácteo por causa dos preços estratosféricos que vem registrando, tanto no mercado local, como internacional. Alguns produtores receberam parte desse “boom”.

Mas, outros só viram a onda passar de longe. Em julho passado o preço médio ao nível nacional pago ao produtor de leite pela matéria gorda foi de 27,8 pesos/quilo, segundo dados oficiais. Mas, enquanto na província de Buenos Aires o valor médio ficou em 32,8 pesos por quilo, em Santa Fe o valor foi de apenas 22,6 pesos/quilo. Semelhante brecha, da ordem de 45%, implica que, enquanto nas bacias de Buenos Aires os produtores estão, de alguma maneira, recebendo bonificações pelo percentual de matéria gorda obtida, em Santa Fe, ao contrário, são aplicados descontos. Os produtores da província de Buenos Aires se caracterizam por terem os maiores níveis de matéria gorda (média que supera 3,45% no pico estacional de outono). Mas, nas bacias leiteiras da província de Córdoba, onde os níveis de matéria gorda são apenas superiores aos de Santa Fe, o valor pago por este insumo no mês passado foi de 28,2 pesos por quilo (25% mais do que na vizinha Santa Fe). De fato, enquanto que em janeiro deste ano os valores médios pagos pela matéria gorda eram muito similares em Córdoba e Buenos Aires – 26,7 e 17 pesos/quilo, respectivamente, a partir de fevereiro as diferenças a favor dos produtores de Buenos Aires começaram a aumentar. No mercado internacional de lácteos está sendo registada uma “febre da manteiga” a partir de um aumento substancial da demanda, combinada com restrição de oferta na União Europeia (UE). Apesar das restrições da oferta de leite no mercado argentino, algumas indústrias de laticínios do país estão fazendo o possível para colocar manteiga no exterior, com o propósito de aproveitar os altos preços internacionais (FOB médio da manteiga a granel da Argentina se encontra em um nível equivalente a 90 pesos/quilo). O preço na gôndola de manteiga medido no mês passado pelo Indec na cidade de Buenos Aires foi de 205 pesos/quilo, 50% acima do valor registado no mesmo mês do ano passado.

http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=13052:os-produtores-de-leite-da-provincia-de-buenos-aires-sao-parte-do-boom-da-manteiga
 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas