O mercado da manteiga ditará o rumo do preço do leite

Manteiga – O atual nível do preço do leite ao produtor é dependente do elevado preço da manteiga. Com os preços dos queijos relativamente estáveis
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Manteiga – O atual nível do preço do leite ao produtor é dependente do elevado preço da manteiga. Com os preços dos queijos relativamente estáveis e os do leite em pó desnatado (SMP) baixos diante dos persistentes estoques de intervenção, as alterações nas cotações da manteiga é que ditarão a direção futura do preço do leite ao produtor.

Normalmente a manteiga é responsável por 45-50% do AMPE, [percentual de cada produto lácteo na formação do preço ao produtor], mas, recentemente, esse percentual subiu para mais de 70%. O preço da manteiga caiu 18% no mercado atacadista do Reino Unido, em outubro, fazendo crescer a preocupação em relação ao impacto que isto poderá causar no preço do leite ao produtor no futuro.

Uma visão geral sobre o mercado, no entanto, sugere que ainda haverá sustentação para os preços da manteiga até a primavera, e que a recente queda, foi um ajuste pontual.

– Os estoques de manteiga na União Europeia (UE) estão apertados, permanecendo em 60% dos níveis normais.

– A produção de manteiga na UE nos doze meses até 17 de agosto caiu 5,7%, e, no Reino Unido 12,1%.

– A AMPE na UE para a produção de queijo está favorável para a manteiga/SMP.

– A pressão exercida pelos estoques de intervenção no preço do SMP limita o retorno da produção de manteiga/SMP.

Na ausência de uma disponibilidade, significativamente, maior de leite para a produção de manteiga na primavera, o aperto no mercado permanecerá, embora, talvez, em um grau menos intenso do que o observado em 2017.

http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=14737:o-mercado-da-manteiga-ditara-o-rumo-do-preco-do-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas