Leite barato e custo de produção elevado: Produtores se sentem preocupados com a situação

Aumento de despesas fixas e insumos prejudicam o rendimento da produção.Leite barato e custo de produção elevado: Produtores se sentem preocupados com a situação
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aumento de despesas fixas e insumos prejudicam o rendimento da produção.Leite barato e custo de produção elevado: Produtores se sentem preocupados com a situação
O litro de leite está mais barato, porém, o custo aumentou para alguns insumos. Atualmente, o leite vive uma crise no mercado que afeta diretamente os produtores e os consumidores finais do produto, isso porque as despesas fixas e matérias primas como energia e água aumentaram, o que acabou reduzindo ainda mais o lucro, e vem desmotivando os pequenos produtores a se manterem na atividade.
O ano de 2016 foi um marco para esses produtores, que conviveram com uma valorização positiva do produto. Já 2017, foi registrada uma queda significativa para a produção. Segundo o produtor Laércio José de Sousa, os lucros estão aquém em comparação com o ano passado, «Como lucramos a partir do leite em centavos, qualquer queda, que seja de R$ 0,05, já pesa no final do mês.».
O pasto está totalmente seco, e nesse período de estiagem é necessário realizar o tratamento do gado com silo, aumentando ainda mais as despesas. A queda nos preços do leite poderá gerar grandes reflexos na produção do produto, o que desestimula o pequeno produtor a se manter na atividade.
Uma crise parecida a essa já foi vivenciada pelos produtores de leite em 2015, quando tiveram que vender parte de suas matrizes. As expectativas é de que esse cenário possa mudar, porém, os valores do produto e a atual situação dos produtores da região nos próximos meses é incerta. José Francelino, Presidente da Coopatos, afirma que problemas como a falta d’água, instabilidade econômica e política, impossibilita previsões futuras para o rendimento leiteiro.
https://www.patosja.com.br/noticias/patos-de-minas/negocios/leite-barato-e-custo-de-producao-elevado-produtores-se-sentem-preocupados-com-a-situacao

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas