# Importação faz preço do leite cair para o consumidor

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Situação ocorre por conta do aumento da compra do alimento em pó de paí­ses como o Uruguai.A crescente importação de leite derruba o preço do produto no varejo. Nesta época do ano, o litro em caixinha deveria custar em média 20% acima do valor praticado nos primeiros tríªs meses.

Supermercados e padarias do Centro de Ribeirão Preto, no entanto, vendiam a caixa entre R$ 1,70 a R$ 2,99 nesta quinta-feira (31). Os valores chegam a ser até 20% inferiores aos praticados no primeiro trimestre do ano.

Geralmente entre maio a até setembro ocorre a chamada entressafra, com estiagem, baixa produção do alimento e preços em alta. A queda atual dos valores reflete o aumento da importação de leite em pó.

«Como a maioria das processadoras opera o produto também em pó, a concorríªncia externa pressiona [para baixo] os preços dos produtos», diz a pesquisadora Aline Barrozo Ferro, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Segundo levantamento da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), apenas do Uruguai o Brasil tem importado uma média de 3,8 mil toneladas mensais de leite em pó nos primeiros quatro meses do ano.

O volume é dez vezes maior que o volume mensal comprado do mesmo paí­s em 2008.

A situação preocupa os produtores brasileiros, mas favorece o consumidor.

«Para mim, importa é que os preços não tíªm assustado», diz a manicure Ana Cláudia Santos da Hora, enquanto escolhia uma marca de leite na tarde desta quinta em padaria da região central.

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/economia/2012/05/31/importacao-faz-preco-do-leite-cair-para-o-consumidor.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas