Governo vai autorizar leilão de venda de 500 mil toneladas de milho

Quinhentas mil toneladas de milho dos estoques públicos serão liberadas para leilão de venda a agroindústrias de suínos e aves e a produtores de leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A resolução do Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) foi acertada em sua reunião mais recente e será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União. “A medida visa conter a alta dos preços no mercado interno das carnes de frango e de suínos, que têm no cereal a base da alimentação”, disse o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, ao participar na quinta-feira (9) do anúncio do 9º levantamento da safra de grãos safra 2015/2016, em Brasília. O grão está armazenado principalmente em Mato Grosso. O interessado no leilão deverá transportar o produto para as regiões deficitárias como as Regiões Sul e Nordeste do país.

O secretário disse que, para regular o abastecimento de milho, está ocorrendo o reposicionamento do grão vendido antecipadamente para o mercado externo. “Temos 70% da produção de milho do Centro-Oeste com venda antecipada para o mercado internacional. Com o comércio interno aquecido e os estoques mundiais que não estão tão baixos, está acontecendo a recompra do produto para abastecer o mercado doméstico. Uma trading do Centro-Oeste, por exemplo, recomprou 5 mil toneladas de milho de uma empresa exportadora. E muitas outras estão fazendo o mesmo”, afirmou Geller.

Apesar de a queda na produção da primeira safra de milho ter atingido 12,8% em relação ao ciclo anterior, Geller está otimista com os números da segunda safra, pois as últimas chuvas acabaram por fortalecer a produção, sobretudo, em Mato Grosso. “No próximo anúncio da Conab [Companhia Nacional de Abastecimento], daqui a 30 dias, já vamos ter a recuperação no levantamento da safra do cereal”, disse o secretário, que foi ministro da Agricultura em 2014. Uma resolução do Ciep do último dia 25 já tinha autorizado a venda em balcão de 162 mil toneladas de milho para beneficiar os pequenos produtores das Regiões Sul e Nordeste que usam o cereal na alimentação dos animais. Os criadores compram o produto nos balcões da Conab pelo preço médio de mercado na região.

http://www.avisulat.com.br/noticia-detalhe.php?id=3816

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas