Furtos de gado em Cristais Paulista preocupam produtores rurais

Pecuaristas dizem que crimes são constantes e cobram patrulhamento. Sindicato rural informou que já se reuniu com PM para pedir mais rondas.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Pecuaristas denunciam constantes furtos de gado na zona rural de Cristais Paulista (SP). Só na última semana, 12 animais foram levados de uma fazenda e o proprietário estima um prejuízo de aproximadamente R$ 50 mil. A Polícia Civil investiga o caso.

Procuradas pelo Jornal da EPTV, a Polícia Militar e a Prefeitura de Cristais Paulista não se manifestaram sobre o assunto. O Sindicato Rural de Franca, por sua vez, informou que já pediu reforço no patrulhamento da zona rural à PM.

O produtor rural Weverton Baptista da Silva conta que os suspeitos arrombaram a porteira, invadiram a fazenda e fugiram com sete vacas e cinco bezerros na manhã do último domingo (17). Ele estima que deixará de produzir entre 160 e 180 litros de leite por dia, após o furto.

«Falta patrulha rural. Há uns anos tinha. Eles andavam duas ou três vezes por semana, e não havia esses furtos que estão acontecendo agora. Mas, de uns tempos para cá, não tem policiamento. O nosso município esta, simplesmente, abandonado», afirma.
A reclamação de Silva é compartilhada pelo produtor Julio Barcelos. Ele diz que a PM realizava rondas entre duas e três vezes por semana, no período noturno. Nessa época, segundo Barcelos, o número de furtos na zona rural era menor.

«Quase toda semana estão roubando, porque o pessoal está sentindo facilidade em roubar na região. Está demais, você só ouve reclamação. Está faltando o poder público ajudar os produtores, porque precisa colocar fiscalização», reclama.

Já o pecuarista Miguel Alves da Fonseca conta que, no início do ano, demoliu parte de um curral e o reconstruiu em outro local, na tentativa de dificultar a ação dos ladrões. A medida foi ineficaz: em março, quatro animais foram levados da propriedade.

O produtor Wanderlei Antônio Cintra diz que os furtos não se limitam a animais, mas também a veículos e outros objetos das próprias fazendas. Ele conta que um amigo e um primo tiveram caminhonetes levadas por suspeitos.

«Dificil achar um produtor que não foi roubado. Está piorando, a cada dia está aumentando mais. Antes, era um ou dois roubos por ano. Agora está aparecendo quatro ou cinco por mês. Toda semana temos notícia», diz.

Patrulhamento
Ao Jornal da EPTV, o presidente do Sindicato Rural de Franca (SP), Galileu Macedo, disse que está ciente do problema e afirmou que se reuniu, no início do ano, com representantes da PM, para solicitar mais patrulhamento na zona rural de Cristais Paulista.

Macedo afirmou ainda que a extensão das estradas rurais prejudica o trabalho da polícia. Mesmo assim, o presidente do Sindicato disse que entrará em contato novamente com a PM para solicitar o aumento das rondas no local.

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/04/furtos-de-gado-em-cristais-paulista-preocupam-produtores-rurais.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas