Empresa mineira Barbosa e Marques mantém tradição familiar há mais de 100 anos

Fabricante dos produtos REGINA busca inovação sem perder a essência da marca Sempre em família e sem medo de arriscar, a Barbosa e Marques já apresentou múltiplas faces.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Fabricante dos produtos REGINA busca inovação sem perder a essência da marca Sempre em família e sem medo de arriscar, a Barbosa e Marques já apresentou múltiplas faces. Ao longo de 100 anos, a empresa atuou em diferentes atividades até se consagrar como uma das maiores e mais antigas indústrias de laticínios do país. Fundada em 1915, como fábrica de sabão por Antonio Marques e Francisco Barbosa, em Carangola/MG, deu início àquela que seria sua maior atividade nos primeiros anos de existência: o comércio por atacado e representações comerciais.
Nos anos seguintes, a Barbosa e Marques investiu no comércio de café; refinação de açúcar; produção de glicerina; macarrão e suinocultura, até chegar ao ramo de laticínios em 1934. Essa empreitada foi marcada pela sociedade com uma pequena fábrica de manteiga chamada Paiva. Na década de 40, foi lançada a marca Regina, com a produção e venda de queijos.
Mantendo a tradição das empresas familiares, o nome Regina foi uma homenagem à neta de um dos fundadores, e, aos poucos, foi se tornado a marca de maior destaque da empresa e uma das mais conhecidas em lácteos no Brasil. A maior expansão se deu nos anos 50, quando uma arrancada nos investimentos tornou possível alavancar o crescimento na captação e industrialização do leite, com ênfase nos queijos.
Os anos 70 e 80 foram marcados pela diversificação dos tipos de queijos fabricados, foco na qualidade, controle rigoroso e modernização. A mecanização das fábricas permitiu a produção de leite pasteurizado e depois de leite UHT expandindo o portfólio da marca, que logo depois viria a lançar creme de leite e bebidas lácteas.
A Barbosa e Marques foi pioneira na implantação de resfriamento de leite nas fazendas no estado de Minas Gerais em 90 e na década seguinte passou a produzir soro em pó, leite em pó e leite condensado. Regina é a segunda marca de queijo mais antiga do país e Leite Total a segunda mais antiga de leite UHT.
Em comemoração aos 100 anos de existência, em 2015, foi lançado um livro que conta toda a trajetória da indústria e as inúmeras histórias vicenciadas, destacando depoimentos de funcionários antigos e momentos importantes de uma empresa, que passou por duas guerras mundiais, sem nunca fechar as portas.
As quatro gerações que teceram a história da Barbosa e Marques, são responsáveis pelo crescimento e modernização da companhia, que, atualmente, conta com duas unidades industriais: uma em Governador Valadares e outra em Águas Formosas, ambas em Minas Gerais, estado berço de sua criação e desenvolvimento.
http://www.segs.com.br/demais/72745-empresa-mineira-barbosa-e-marques-mantem-tradicao-familiar-ha-mais-de-100-anos.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas