Empaer ministra palestras sobre cadeia produtiva do leite em Araputanga

Mais de 60 produtores rurais do município de Araputanga (345 km a Oeste de Cuiabá) participam do ciclo de palestras da Chamada Pública da Cadeia Produtiva do Leite, projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) são responsáveis pelo atendimento e assistência técnica para 12 comunidades rurais cadastradas.

A médica veterinária da Empaer, Laura Peixoto de Arruda, explica que estão atendendo produtores da Chamada Pública há 18 meses, com objetivo de aumentar a produtividade e qualidade do leite nas pequenas propriedades rurais. Laura destaca que o projeto atende em torno de 700 famílias, nas regiões de Cáceres e Rondonópolis. “Nosso trabalho além de técnico é auxiliar na parte econômica, social e ambiental de cada propriedade assistida”, enfatiza.

Na comunidade Botas foi realizada a palestra sobre a importância da nutrição para a reprodução bovina. Na sede da empresa, o médico veterinário da Empaer, Irezê Moraes Ferreira e coordenador regional da Chamada pública do Leite falou sobre alternativas de suplementação alimentar para o período da seca.

O pecuarista Eleomar Paulino de Deus, proprietário de uma área de 62 hectares, localizada na Comunidade Botas, possui um plantel de 115 cabeças de bovino leiteiro e uma produção diária de 200 litros de leite. Toda produção é vendida para o laticínio do município. Ele participou da palestra e acrescenta que as informações repassadas são aplicadas para o manejo dos bovinos.

O produtor rural Geraldo Moreira Campos possui 50 cabeças de gado leiteiro e uma produção de 150 litros de leite por dia. Ele comenta que o preço do leite está em torno de R$ 0,73 o litro, e a previsão é chegar até R$ 1,00 o litro/ leite. “É importante participar das palestras da Empaer para tirar dúvidas e aplicar técnicas na produção de leite nas propriedades. Hoje o preço do leite depende da qualidade, quanto melhor o leite, maior será o preço de venda para o produtor”, esclarece.

O atendimento as famílias vai até o final de 2017, com orientações sobre pastagens, manejo sanitário, qualidade do leite, manejo reprodutivo e outros. As comunidades que participam do projeto são Farinópolis, Santa Terezinha, Córrego das Pitas, Cachoeirinha, Córrego do Meio, Raizama, Botas, Monterlândia, São José, Boa Vista, Taquaral e Córrego Rico.

http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias/exibir.asp?noticia=empaer-ministra-palestras-sobre-cadeia-produtiva-do-leite-em-araputanga&edt=20&id=22966

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas