Empaer apresenta alternativas para alimentação do rebanho no período da seca

Serão debatidos os seguintes temas: silagem de cana, cana hidrolisada, pastejo diferido (feno em pé), semiconfinamento de gado de leite e outros Empaer apresenta alternativas para alimentação do rebanho no período da seca
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No Assentamento Rural Raimundo da Rocha, localizado no Sítio Almeida no município de Nortelândia (253 km a Médio-Norte de Cuiabá), será realizada nesta quinta-feira (04.08), a partir das 8h30, a 2ª Visita Técnica Sobre Estratégias de Alimentação de Bovinos no Período da Seca. Serão debatidos os seguintes temas: silagem de cana, cana hidrolisada, pastejo diferido (feno em pé), semiconfinamento de gado de leite e outros.

O produtor rural Benedito Paulino de Almeida Costa e sua esposa, Maria Síria Correia, vão abrir as portas da propriedade de 19 hectares para mostrar o trabalho executado para manter a produção de leite no período da seca. Nos últimos 18 meses, o técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Rafael de Assis Simões, desenvolve uma tecnologia em que o animal deve permanecer confinado no mesmo piquete, alguns animais após a ordenha, de 10 a 24 horas.

No Sítio foram construídos 30 piquetes para 27 vacas de leite e 16 em lactação, das raças Girolando e Holandesa. A produção chega a quatro mil litros de leite por mês. Rafael destaca que serão apresentadas estratégias para manter a produção de leite neste período com tecnologia para manter o animal saudável e produtivo. E será mostrado na prática como fazer silagem de cana-de-açúcar, hidrolisada e in natura com a dosagem correta de ureia e sulfato de amônia.

Ele explica que o pastejo diferido ou também denominado pastejo protelado ou produção de feno em pé, pode ser entendido como o adiamento do uso do pasto pelo animal. Com o diferimento da pastagem, selecionam-se determinadas áreas da propriedade e as excluem do pastejo, geralmente no fim do “período das águas”, como forma de garantir produção de forragem para ser pastejada durante o “período de seca”.

A produtora rural Maria Síria explica que na propriedade era utilizada apenas a cana-de-açúcar triturada para alimentar o gado e após a assistência do técnico da Empaer hoje são feitos vários processos e também o semiconfinamento. Esse sistema auxilia a manter a qualidade da vaca no período da seca. No período das chuvas são produzidos 190 litros de leite por dia, na seca a média atinge a 117 litros/leite. Conforme a produtora, pela primeira vez o preço do leite chegou a R$ 1,20 o litro, considerado um preço bom para comercializar o leite.

Segundo a produtora Maria, esse sistema de semiconfinamento e a utilização da cana-de-açúcar na alimentação melhorou a produção do leite. Ela espera que no período da seca a produção se mantenha. “Devido à grande estiagem nesse período, nunca vendemos o litro do leite por esse preço, estamos contentes e esperamos entregar uma boa quantidade para o laticínio de Arenapólis”, enfatiza.

A visita técnica vai contar com a participação de produtores de gado de corte e leite, estudantes, técnicos e outros. Rafael fala que vão participar produtores dos municípios de Diamantino, Alto Paraguai (Distrito de Capão Verde), Nortelândia, Arenápolis, Nova Marilândia, Denise, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Porto Estrela e Nobres. A visita técnica tem encerramento previsto para às 12h.
http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/empaer-apresenta-alternativas-para-alimentacao-do-rebanho-no-periodo-da-seca.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas