Embrapa lança novo sorgo forrageiro

O Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), que presta serviços de assistência tecnológica e sociológica a produtores de leite da região de Viçosa
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A BRS 658 é tolerante à seca, resistente ao acamamento e produz em média 50 t/ha de massa verde
O Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), que presta serviços de assistência tecnológica e sociológica a produtores de leite da região de Viçosa, MG, realiza, em 15 de fevereiro, a X Vitrine do Milho Silagem. O evento reunirá agricultores e estudantes na Fazenda Nô da Silva, em Cajuri, MG.
A Vitrine é realizada anualmente e neste ano apresentará também o sorgo forrageiro BRS 658, desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo. O gerente geral do escritório de Negócios da Embrapa Produtos e Mercados, de Sete Lagoas, MG, Reginaldo Rezende Coelho, explica que a Vitrine reúne tecnologias de empresas que trabalham com genética e melhoramento de sementes de milho para silagem.
“A Embrapa Milho e Sorgo desenvolve culturas específicas para silagem, por isso buscamos a participação neste evento para demonstrar o híbrido de sorgo BRS 658. Como na Zona da Mata a tradição é plantar milho, o sorgo forrageiro é pouco conhecido pelos produtores de lá. Será mais uma opção de cultura para a produção de silagem de alta qualidade”, afirma Coelho.
A apresentação do sorgo será feita pelo pesquisador José Avelino Santos Rodrigues, que vai mostrar para os produtores que a semente de sorgo tem custo baixo e boa produtividade. Serão apresentadas as principais características do sorgo BRS 658, entre elas a tolerância à seca; capacidade de rebrota, que possibilita um segundo corte e mais produtividade em uma mesma área; alta qualidade de forragem e média de 50 t/ha de produção de massa verde; resistência ao acamamento e alta sanidade foliar.
“Ao mesmo tempo, como esta cultivar foi lançada em maio de 2016, a primeira safra de sementes já está disponível para compra. O evento divulgará o BRS 658 e a empresa Riber KWS Sementes Ltda., licenciada pela Embrapa, responsável pela multiplicação e comercialização das sementes”, comenta Reginaldo Coelho, acrescentando que, nos próximos anos, pretende-se levar para a Vitrine cultivares de milho da Embrapa Milho e Sorgo e de capim elefante da Embrapa Gado de Leite.
O engenheiro agrônomo do PDPL, Thiago Camacho Rodrigues, cuida da parte técnica de campo da Vitrine e dos contatos com as empresas. Ele ressalta que a Vitrine do Milho virou uma marca na Zona da Mata mineira para divulgação das principais tecnologias para a produção de silagem de milho direcionadas a produtores rurais. “Neste ano, a inovação é o sorgo, pois existe uma demanda dos produtores de regiões mais quentes que utilizam esta cultura. Por isso consideramos muito bem-vinda a presença da Embrapa, que disponibilizou e plantou o sorgo BRS 658 na Vitrine”, afirma Rodrigues.
Outra novidade, apontada por Rodrigues para a Vitrine deste ano, é a demonstração de máquinas agrícolas, utilizadas para a produção de silagem de milho e de sorgo: semeadoras a vácuo e colhedoras. “Além disso, o evento será segmentado em dois momentos: o período da manhã será destinado para estudantes das áreas de ciências agrárias e afins, em que as palestras terão vocabulário mais técnico. E o período da tarde será para os produtores, que receberão informações mais aplicadas dos conceitos e das técnicas de manejo do milho e do sorgo para silagem. No campo, os participantes poderão ver híbridos de milho específicos para silagem, posicionados por 10 empresas, e o sorgo da Embrapa.”
O PDPL presta serviços de assistência tecnológica e sociológica a produtores de leite da região da Zona da Mata mineira, por meio de trabalhos realizados por estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Mais informações sobre a X Vitrine do Milho Silagem poderão ser solicitadas ao coordenador técnico do PDPL, Christiano Nascif. O e-mail de contato é secretariapdpl@hotmail.com e o telefone é (31) 3899-5250. As inscrições estão abertas, porém é recomendado fazê-las antes do dia 15 de fevereiro.
Para conhecer mais do BRS 658, híbrido de sorgo silageiro da Embrapa, clique aqui.
http://www.portaldbo.com.br/Mundo-do-Leite/Noticias/Embrapa-lanca-novo-sorgo-forrageiro/19517

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas