Crise do leite tirou 8 mil produtores gaúchos da atividade entre 2014 e 2015

Quem conseguiu sobreviver aos anos ruins, agora comemora o aumento do preço do litro do leite
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O preço de derivados do leite subiu consideravelmente em Curitiba na passagem de junho para julho deste ano. O quilo do queijo prato, por exemplo, ficou 17% mais caro, segundo a pesquisa do Disque Economia realizada pela prefeitura da capital paranaense.

O aumento está associado à entressafra – período em que a pastagem diminui e o gado precisa de ração para ser alimentado. “Essa ração é baseada em soja e, como temos um preço elevado da soja, isso faz com que para alcançar a produtividade, todos esses preços, essa estrutura de custo, seja repassada para o preço final. Então, o consumidor paga isso”, explicou o economista Carlos Magno.

O produtor gasta mais e repassa o custo para o preço do leite. Desta forma, percebe-se um reflexo nos derivados como queijo, achocolatado, manteiga e creme de leite.
saiba mais

Mesmo com alta do feijão e do leite, inflação desacelera em Curitiba

Para o consumidor resta apenas mudar a rotina para tentar economizar. A cabelereira Neusa Santos, assim que chega ao balcão, pede o queijo mais barato.

“Como eu ponho na sanduicheira, não faz muita diferença. Eu ponho um pedaço de presunto, de salaminho e fica tudo igual (…) Em vez de duas, três fatias na sanduicheira, coloco uma. Pronto. É assim que a gente faz”, contou a cabelereira.

Este aumento em período de entressafra é considerado comum. O problema é que neste ano o acréscimo foi ainda maior. Em 12 meses, o queijo prato subiu 43,5%; o mussarela 32,13%.
Já a margarina ficou 31,5% mais cara, e a manteiga subiu ainda mais, 33%. O achocolatado teve um aumento de 23%.

“O que se considera muito é a relação do momento do cenário econômico que tivemos e, principalmente, alguns componentes primordiais para a produção de leite como a produção elétrica. Isso também contribui para o aumento”, acrescentou Carlos Magno.

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/07/derivado-de-leite-fica-mais-caro-em-curitiba-com-entressafra-agropecuaria.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas