Cooperativa Santa Clara aproxima o setor produtivo leiteiro à pesquisa

Comitiva da Cooperativa Santa Clara, entre várias estruturas de apoio à produção leiteira, visitou o tambo experimental da unidade de pesquisas, na Estação Experimental Terras Baixas, localizada no Capão do Leão/RS.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Comitiva da Cooperativa Santa Clara, entre várias estruturas de apoio à produção leiteira, visitou o tambo experimental da unidade de pesquisas, na Estação Experimental Terras Baixas, localizada no Capão do Leão/RS.

Iniciativa de visita técnica da direção e conselheiros de administração da Cooperativa serviu para fortalecer o relacionamento institucional e estratégico com a Unidade de pesquisas da Embrapa. A Cooperativa agrega cinco mil famílias que vivem da pecuária leiteira no estado do Rio Grande do Sul.

Resultado de um relacionamento formal e institucional da Embrapa, especialmente da unidade de pesquisas de Pelotas,RS, a direção e o conselho de administração da Cooperativa Santa Clara, do município de Carlos Barbosa – e uma das mais tradicionais do Estado do Rio Grande do Sul – fez visita técnica à Empresa, no dia 28 de outubro, para conhecer a agenda de atividades em pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias junto a cadeia do leite. Esta parceria oficialmente acordada em 2014, tem vigência por três anos, e é considerada estratégica para aproximação entre a pesquisa e o setor produtivo.

Mais de 20 conselheiros acompanharam a visitação ao Laboratório de Qualidade do Leite (Lableite), aos tambos experimentais junto ao Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária de Leite (Sispel) e aos campos experimentais que conduzem projetos de pesquisa em melhoramento forrageiro, com destaque à produção da cultivar de azevém. A visitação ocorreu na Estação Experimental Terras Baixas.

«O simbolismo deste encontro está na demonstração do valor que representa esta parceria para a Cooperativa, onde sua direção e conselheiros se dispõem a conhecer in loco o nosso trabalho e a nossa estrutura, além de estender essa valorização ao setor produtivo de leite», comentou o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon.

A pesquisadora Maira Zanela, da área de qualidade do leite, disse que a Cooperativa é uma aliada forte na proposição e execução de atividades para o fortalecimento do setor leiteiro. «A Cooperativa Santa Clara se faz presente em ações de projetos de pesquisa e de transferência de tecnologias da Embrapa», fala. A pesquisadora entende que esta parceria é uma via de ‘mão-dupla’ pelo fato de que seus cooperados apresentam demandas e apontam os gargalos e a Embrapa desenvolve tecnologias para possíveis soluções à cadeia produtiva.

Para o diretor industrial de lácteos da Cooperativa, João Seibel, conhecer a estrutura da Embrapa e suas propostas de trabalho voltadas à atividade leiteira foi uma maneira de dar mais força a parceria. «Nossos conselheiros adquiriram novos conhecimentos, e é isso que representa esse trabalho conjunto com a Embrapa, é ter acesso às informações que proporcionem melhorias às famílias que vivem da pecuária leiteira. E nós tendo esse conhecimento, nos sentimos compromissados em oferecer esse conhecimento ao maior número de produtores», disse. Na opinião de Seibel, a visita técnica feita à Embrapa reforça que a pesquisa realizada na unidade de Pelotas alcança resultados no setor produtivo de leite gaúcho. Mas, enfatiza que a Embrapa é do Brasil, e há muito trabalho de pesquisa em leite no país a ser indicado e adaptado para as condições do Rio Grande do Sul .

A Cooperativa Santa Clara tem cerca de cinco mil associados e 1.900 colaboradores. Durante a oportunidade de visitação, em Pelotas, foi realizada uma reunião ordinária do seu conselho.

Ações do convênio entre a Embrapa e a Cooperativa

Desde 2012, a Cooperativa vem realizando atividades em conjunto com a Embrapa a fim de melhorar a sua atuação no setor produtivo de leite. Mas, no segundo semestre de 2014 é que foi formalizada o contrato de cooperação técnica entre as duas instituições. Neste documento ficou estabelecido que haveria um planejamento de atividades de PD&I para o setor leiteiro, planejadas em conjunto, ao atender as áreas de alimentação e nutrição, reprodução, qualidade do leite e transferência de tecnologias.

Foram planejados, e ainda estão programados até 2017, cursos de nutrição de bovinos leiteiros, dias de campo sobre silagem pré-secada de azevém, visitas às unidades de observação, capacitações em análises de qualidade do leite, de controle leiteiro e de LINA, além de consultorias em leite. Além disso, ficou acordado a elaboração e disponibilização de materiais técnicos, participação em feiras e o envolvimento na implantação de experimentos em nutrição. Outro ponto focado é em capacitação em desempenho reprodutivo, com treinamentos em inseminação artificial, aplicação do método de ultrassonografia reprodutiva e apresentação da técnica de manejo de recria de novilhas ao utilizar multiplicação genética via sêmen sexado e embriões.

Faz parte, ainda, do cronograma de ações de parceria entre as duas instituições: a participação em projetos de pesquisa sobre um estudo epidemiológico e impacto das doenças da reprodução (em andamento), de programas que relacionam o desempenho reprodutivo e o impacto econômico, de diagnóstico do LINA e leite alcalino com identificação dos pontos críticos nos sistemas de produção e, somado a isto, as atividades previstas no projeto Protambo – que também é um projeto que busca melhorias à cadeia produtiva e capacitações estratégicas, mas trabalha com o monitoramento de oito grupos de produtores de diversas localidades do Estado, sendo um grupo da Santa Clara, formando uma rede de 54 unidades de produção de leite gaúcha.

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/6973789/cooperativa-santa-clara–aproxima-o-setor-produtivo-leiteiro-a-pesquisa

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas