Comissão de Agricultura delibera ações para incentivar agricultura

Reunida na manhã desta quarta-feira (4) a Comissão de Agropecuária e Política Rural, presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT) e participação do deputado Adelino Follador (DEM), Marcelino Tenório (PRP) e Ribamar Araújo (PR), deliberaram projetos.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Reunida na manhã desta quarta-feira (4) a Comissão de Agropecuária e Política Rural, presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT) e participação do deputado Adelino Follador (DEM), Marcelino Tenório (PRP) e Ribamar Araújo (PR), deliberaram projetos.

Lazinho ressaltou reunião da Comissão junto a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) sobre transporte de gado para fora do Estado, com o objetivo de proteger o mercado interno e que será monitorado pela Idaron, Emater e Sefin.

Sobre o orçamento construído com o governo do Estado de dobrar o investimento na agricultura, ficou acertado que gradativamente este compromisso será cumprido pelo Estado, ressaltou o presidente da comissão.

Follador afirmou que ficou satisfeito com a reunião e que o aumento gradativo na agricultura é a salvação de Rondônia, bem como o incentivo na produção de mudas de café clonal e distribuição de calcário.

Pró-Leite

Marcelino Tenório solicitou requerimento membros do programa Pró-Leite para que venha até a comissão, no próximo dia 18, esclarecer sobre a aplicação de recursos. “São cerca de R$ 8 milhões, pois a produção de leite em Rondônia ao invés de aumentar tem diminuído”, afirmou.

A indicação foi aprovada por unanimidade e será encaminhado a Seagri para que envie à comissão as pessoas necessárias para as explicações. Desta forma a Assembleia poderá fiscalizar a aplicação dos recursos e sugestões, se necessárias, para alterações, frisou Marcelino.

Conflitos

Sobre os conflitos no campo, especialmente na região do Vale do Jamari, foi deliberado o pedido ao governo do Estado para providências, pois o homem do campo que trabalha na terra está sofrendo e deixando de produzir, disse Adelino.

Follador ressaltou a necessidade de separar o joio do trigo, pois há pessoas infiltradas no movimento, fazendo bandidagem.

Marcelino Tenório sugeriu para que o governo federal crie uma espécie de Minha Casa Minha Vida para o campo, buscando o financiamento e compra de terras, evitando-se assim a invasão e ocupação de terras por movimentos sociais.

Projeto

Foi distribuído o Projeto 355/16 de autoria do deputado Maurão de Carvalho (PMDB) que delibera sobre os produtos transgênicos no âmbito do estado de Rondônia, ficando o deputado Marcelino Tenório para relatoria.

http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=307845&codDep=53

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas