Cepea muda metodologia de indicador de preços ao produtor de leite

Precos Cepea - Preços serão divididos por faixa de produção e regionalizados de acordo com o município do produtor. Inicialmente, dados coletados serão divididos em sete níveis de produção
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Preços serão divididos por faixa de produção e regionalizados de acordo com o município do produtor

Thuany Coelho

Buscando refletir melhor a realidade da produção de leite no país e atendendo a uma demanda do setor, o Cepea começou a implementar mudanças em seu indicador de preço pago ao produtor. As principais novidades são a divisão dos preços por categoria de produção e o uso do município do produtor como base para os cálculos. “A produção de leite no Brasil é muito diversa e pulverizada, então você precisa de uma metodologia que consiga mostrar essa heterogeneidade, daí a ideia de estratificar, e que capte essa pulverização, por isso a regionalização pela cidade do produtor”, afirma Natália Grigol, pesquisadora do Cepea.
A partir de agora, em vez de receber dos laticínios apenas os preços médios, mínimos e máximos gerais, o Cepea passará a ter os dados brutos para fazer os cálculos internamente. “Tínhamos um trabalho grande de checar esses dados, porque os valores deveriam ser ponderados pelo volume captado [ou seja, preços pagos por volumes maiores têm peso maior na hora da conta], mas nem sempre esse entendimento era simples”, explica a pesquisadora. Com a mudança, a equipe do Cepea fará a ponderação, aumentando a precisão do indicador.
Os dados desagregados também permitirão que o indicador seja dividido em sete faixas de produção: até 200 litros/dia; 200 a 500 l/dia; 500 a 1.000 l/dia; 1.000 a 2.000 l/dia; 2.000 a 5.000 l/dia; 5.000 a 7.000 l/dia; e mais do que 7.000 l/dia. De acordo com Natália, a separação vai permitir que os números fiquem mais próximos da realidade. “O preço para um produtor que produz 100 litros por dia é diferente para o de 10 mil. Existe bonificação por qualidade e volume é um dos critérios. Trabalhando com essa estratificação conseguimos ter uma noção melhor de como é nossa amostra de produtores e o setor consegue diminuir os riscos da negociação”. É possível que, no futuro, o indicador fique ainda mais detalhado, com separação do valor da bonificação paga por qualidade. Isso dependerá, porém, da necessidade e possibilidade de receber os dados separados dessa forma.
Outra alteração é que os dados serão regionalizados de acordo com o município do produtor e não mais do laticínio. “Percebemos que, muitas vezes, as empresas têm raio de atuação maior do que a mesorregião em que estão instalados. Usar a localização da propriedade vai ajudar a mostrar melhor como é a questão da competitividade nas regiões e como são as oscilações de preços”, explica.
Para a pesquisadora, todos ganham com a evolução do indicador. “É importante para nortear a comercialização e reduzir os riscos. O laticínio e o produtor se beneficiam de ter uma fonte confiável dos preços de mercado”.
A equipe do Cepea já está trabalhando nesse novo molde de indicador, mas, por enquanto, apenas os laticínios que enviam os dados dessa forma recebem o modelo mais detalhado. O prazo para adequar totalmente o indicador é de seis meses a um ano e a instituição ainda não sabe exatamente como será a divulgação para o público geral – se serão divulgadas todas as faixas ou só parte delas, por exemplo -, ou se todas as faixas de produção serão mesmo mantidas nesses critérios. De acordo com Natália, a mudança foi viabilizada e financiada por meio de uma parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e com a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos).
Com a mudança, o Cepea também espera aumentar o número de laticínios colaboradores, já que os dados serão recebidos com antecedência e os valores do indicador poderão ser liberados antes para quem contribui. Atualmente, o indicador coleta dados de 44% da amostra de comercialização de leite utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu relatório trimestral. “Essa proporção já é alta para um indicador, mas queremos aumentar ainda mais, porque sabemos da heterogeneidade e pulverização da produção de leite no país. E a divulgação com antecedência é um bom atrativo”.

Fonte: Portal DBO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas